16 de março de 2016

PAULO CAIADO (CDS) :A SITUAÇÃO ANTERIOR DEVE SER REPOSTA

Paulo Caiado



A união de freguesias subdimensionadas foi uma boa ideia do anterior governo que em alguns concelhos foi mal implementada, como é o caso de Oliveira do Bairro. Todas as 6 antigas freguesias do nosso concelho têm dimensão, massa crítica e uma fortíssima identidade própria que justificam a sua independência e autonomia.

A União de Freguesias de Bustos, Mamarrosa e Troviscal tem sido gerida de forma exímia por Duarte Novo no terreno, resolvendo conflitos e divergências que naturalmente sempre surgem num processo de integração desta dimensão. Mas, infelizmente, foi aproveitada pelo Presidente da Câmara, Mário João Oliveira, para penalizar a União por questões eleitoralistas, dado que o CDS é fortíssimo na União. A União tem cerca de 35% da área e 32% da população, mas só recebe 30% das verbas atribuídas às Freguesias. Supostamente esta divisão foi feita com base num “estudo aprofundado”, que tentei obter, mas que parece  não existir!

A questão das novas Unidade de Saúde foi mais um caso também mal gerido pelo Presidente da Câmara. De acordo com a informação disponível, a União vai ficar com uma Unidade de Saúde da mesma dimensão da de uma outra a instalar numa outra Freguesia do Concelho, apesar de a União ter mais do dobro da população. Onde fica a equidade?

Este processo de União de possível desunião de Freguesias no Concelho deveria ser aproveitado para que Quinta da Além e Penedos passem finalmente para o Concelho de Oliveira do Bairro. Infelizmente o Presidente da Câmara não tem colocado empenhamento suficiente neste assunto, extremamente importante para as populações desses lugares, para que seja resolvido.

A União de régua e esquadro efectuada é artificial e não encaixa com a realidade das freguesias, pelo que, no caso específico de Oliveira do Bairro, a situação anterior deve ser reposta.

Paulo Caiado

Vereador municipal (CDS-PP)

Sem comentários:

Enviar um comentário