22 de fevereiro de 2016

GRANDE BUSTOS, TERRA LINDA!


Joaquim da Rocha Brites presidiu à sessão

 Francelina Drummond evocando António Francisco dos Reis

As comemorações do Dia de Bustos tiveram este ano um dinamismo e envolvimento popular digno de nota. No dia 18 de Fevereiro brilharam os alunos do IPSB que apresentaram um trabalho sobre Bustos e os seus emigrantes. No dia 20 encheu-se o salão nobre da junta de freguesia para assistir à apresentação do livro “Terra adotada: relato de um emigrante” de António Francisco dos Reis. A presidência da sessão foi entregue a outro emigrante, Joaquim da Rocha Brites, que tendo recebido a Comenda da Ordem de Mérito da Republica Portuguesa, foi desta vez homenageado pela Junta de freguesia. Comovido, Joaquim da Rocha Brites, 94 anos, agradeceu a distinção.   
A sessão contou com a participação da Dra Francelina Drummond, responsável pela descoberta e publicação do manuscrito no Brasil, que veio de Ouro Preto para evocar António Francisco dos Reis. E foi emocionante assistir ao encontro de familiares, brasileiros e portugueses, que se puderam conhecer graças à publicação de um livro.
O grupo de Cantares de Bustos encerrou a celebração com o encanto das suas interpretações de música popular.

O almoço reuniu 200 pessoas

ALMOÇO-ESPECTÁCULO

No domingo encheu-se o salão das Obras Sociais num almoço que esgotou lotação com a presença de 200 pessoas. Num aprimorado trabalho da ABC que organizou o espetáculo e a ementa, e tendo por anfitrião o presidente da associação, Óscar Santos, que ao longo da tarde foi anunciando os artistas que se apresentaram em palco. Foram muitos. Tudo começou com a presença do jovem guitarrista de 14 anos, Romeu, que interpretou dois temas e acompanhou Maria Duarte Prazeres na leitura de poesia. Seguiu-se o grupo Genda da Companhia de Dança de Aveiro e Zé Lu Martins Pereira, com dança contemporânea e clássica. 
.O momento mais empolgante aconteceu com a participação da Companhia de Teatro Viv'Arte - Laboratório de Recriação Histórica que evocou a descoberta no Brasil e a carta de Pero Vaz de Caminha. Recordando os Bandeirantes o grupo culminou a sua atuação rodeando o comendador Joaquim da Rocha Brites, o homenageado.Já estava o leitão servido quando o advogado João Teixeira pegou na viola para interpretar alguns fados de Coimbra. O almoço espetáculo haveria de terminar, já depois das 19 horas, com a animação do Amadeu Mota que levou a que as mesas fossem afastadas dando espaço para a bailação.

Joaquim da Rocha Brites saudando Horácio Reis Pedreiras

Momento especialmente marcante aconteceu quando o homenageado, Joaquim da Rocha Brites, sabendo das dificuldades de algumas associações bustuenses ofereceu os seguintes donativos que logo foram entregues: Cinco mil euros para a Associação do Orfeão, cinco mil euros para as obras sociais da igreja e 15 mil euros para a ABC. Disponibilizou ainda sete mil euros para que uma próxima equipa dirigente possa liquidar a divida da União Desportiva de Bustos à Federação Portuguesa de Futebol e recuperar este emblema da terra.
Mas este não foi o único momento solidário já que todos os que colaboraram no evento o fizeram gratuitamente e outros donativos foram entregues estando essa informação disponível aqui. O álbum de fotografias do evento pode ser visto no facebooK.

Sem comentários:

Enviar um comentário