3 de fevereiro de 2016

COMPRE UM QUADRO E AJUDE A ABC


1. Mar Sujo (óleo 55x46)

Vamos, uma vez mais, celebrar neste mês de Fevereiro o Dia de Bustos (18 de Fevereiro). Do programa das festividades que, entre outras atividades, inclui uma homenagem a dois emigrantes, António Francisco dos Reis e Joaquim da Rocha Brites, faz parte o leilão de 3 telas em óleo da autoria do artista bustuense João Oliveira, cuja receita reverterá a favor da Associação de Beneficência e Cultura (ABC).

2. Raízes do Sol (óleo-70x70)

Esta será uma oportunidade para todos aqueles que gostam de Bustos possam ajudar a ABC sendo que, em troca, receberão uma obra de arte, podendo ainda descontar a dádiva em sede de IRS ou IRC.
O período de licitação das obras que agora se apresentam, inicia-se agora e aqui, sendo que as ofertas poderão ser feitas diretamente no facebook ou via o email: noticiasbustos@gmail.com. No domingo, dia 21, no almoço que irá decorrer no salão das obras sociais da igreja, serão anunciadas as melhores ofertas podendo os presentes fazer as derradeiras licitações.

Aqui ficam as imagens das pinturas, que poderão ser vistas na sede da Junta de Freguesia, na rua Jacinto dos Louros, em Bustos, assim como uma breve biografia do seu autor.

Os quadros apresentam-se a leilão com a seguinte base de licitação:
1. Mar Sujo - 50,00 €
2. Raízes do Sol - 100,00 €
3. Açude - 100,00

3-Açude (óleo- 80x70)


Martins de Oliveira nos seus "Atalhos de Vida"


João Martins de Oliveira nasceu em 1936 no lugar das Mesas (Barroco), Covão do Lobo, Vagos, e foi aí que cresceu até à idade escolar, rodeado de vida agrária, tendo migrado depois para Bustos.
Viveu em cidades como Aveiro, Coimbra e Porto, fez os seus estudos e foi, durante  seis anos, professor do ensino básico.
Em 1969 conclui o Curso de Engenharia no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o que lhe permitiu, após estágio, a entrada nos quadros da C.P., onde ocupou lugares de chefia, seja no Setor da Sinalização, seja no Posto de Comando de Campanhã e, mais tarde, na 3.ª Área de Circulação com sede em Aveiro.
Solicitada a pré-reforma em 1996, esta libertação de responsabilidades, conjuntamente com o tempo mais livre e disponível, fizeram saltar o "bichinho" da pintura - gosto que desde cedo manifestara.
Porém, mais uma vez este apelo fica adiado quando, em princípios de  97,  surge o convite para a supervisão das obras de modernização da linha do Norte, com o lançamento dos comboios pendulares.
Em 2003, resolve, finalmente, dedicar-se em exclusivo ao que tanto gostava: natureza, telas, tintas, pincéis e muita evocação para lhe trazer à memória os sentimentos que  tem urgência de pintar. 
Num excerto do seu autorretrato, diz  Martins de Oliveira:
"Procurei no mundo das coisas reais, fenómenos físicos simples: espaço, luz e cor - trilogia indissociável, onde mergulhei toda a subjetividade deste meu atalho de vida."
Afirma nunca ter percorrido um caminho  consentâneo  com a evolução das artes plásticas, assumindo um pleno autodidatismo.

As suas telas refletem o artista na sua interioridade, na sua visão do mundo em permanente desacerto, exteriorizando pedaços de alma tantas vezes em conflito, mas buscando incessantemente o equilíbrio, e aquietando-se por momentos no reencontro com a terra que brota em flor na sua singeleza natural.

Exposições em que participou:
Coletivas:  
2011 - AVEIROARTE- Coletiva  da Primavera
2012 - AVEIROARTE- Coletiva de Outono
2013 - AVEIROARTE- Coletiva da Primavera
Individuais:      
2011 - Junta da Freguesia de Bustos - "Um atalho  na vida"
2012 - Junta da Freguesia de Bustos - “Horas”
2013 - C.M.O.BAIRRO - "Pintar para Viver e Amar"

Sem comentários:

Enviar um comentário