16 de janeiro de 2016

Milton Costa recebe prémio de carreira da Sociedade Portuguêsa de Microbiologia

Milton Costa recebe prémio de carreira da Sociedade Portuguêsa de Microbiologia

Imagem copiada de NB, 17.02.2009 'MILTON COSTA – CIDADÃO E OPERÁRIO DA CIÊNCIA' aqui
Depois de hesitar mais de um mês o Bustoense Milton Costa decidiu anunciar ter recebido um prémio de carreira, desta vez conferido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) durante o Congresso MicroBiotec realizado em Évora entre 10 e 12 de Dezembro de 2015 onde participaram mais de trezentos microbiólogos portugueses e estrangeiros. O “Prémio Nicolau van Uden” foi conferido a Milton Costa no dia 12 do mês passado. O diploma diz o seguinte; 

“A Milton Simões da Costa em reconhecimento da sua extraordinária actividade durante a sua carreira de investigação, que lhe valeu uma proeminente reputação nacional e internacional no domínio da microbiologia e pela sua contribuição fundamental para o desenvolvimento da microbiologia em Portugal.” (tradução do inglês)
*

Em relação à SPM, Milton Costa também a ressuscitou em 1996, depois de duas décadas de inactividade das direcções anteriores. Nessa altura, Milton Costa contactou vários microbiólogos portugueses, congregou um grupo de colegas para constituírem novos corpos sociais, convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de uma nova Direcção e foi eleito Presidente da SPM. A nova Direcção começou imediatamente a trabalhar e é hoje uma Sociedade que participa activamente na Federação Europeia de Sociedades de Microbiologia (FEMS), da qual Milton Costa foi Presidente entre 2007 e 2010 e na União Internacional de Sociedades de Microbiologia (IUMS). Durante os dois mandatos em que foi Presidente (1996 – 2002), Milton Costa organizou Congressos Nacionais de Microbiologia em Tomar (1997), Luso (1999) e no Porto (2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário