23 de dezembro de 2015

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA HOMENAGEIA EMIGRANTE BUSTUENSE



Foi de acordo com a estação do ano a última sessão da Assembleia de Freguesia que se realizou no passado dia 21 de dezembro na Mamarrosa. Com pouca assistência, (mas com a presença atenta de Jorge Pato o presidente da distrital do CDS) e com os deputados das várias bancadas a darem mostras de frio.

É  lamentável que os deputados não disponham de uma mesa de trabalho na sua frente, a exemplo do que acontece com o executivo da Freguesia ou a mesa da Assembleia. Dar boas condições de trabalho a todos só reforça a dignidade da instituição e ajuda ao seu bom funcionamento. Fazemos votos de que nas próximas assembleias todos disponham das mesmas condições de trabalho.

Da reunião destacamos três pontos:

1-Uma vez mais a questão da falta de médicos foi evidenciada tendo o Dr. Fernando Martins (PSD) afirmado que só no Troviscal haverá cerca de 500 pessoas sem médico de família.

2-Quanto ao orçamento da freguesia para o próximo ano ficámos a saber que sofrerá uma redução de cerca de 20% pelo que Duarte Novo e o executivo do CDS terão a vida ainda mais dificultada. O sufoco promovido pela Câmara Municipal de Oliveira irá continuar e problemas que exigiam supervisão e empenhamento municipal, como é o caso dos terrenos da feira, irão continuar a crescer. A renda dos terrenos irá custar à Junta de Freguesia cerca de 10.800 euros por ano, valor excessivo tendo em conta a rentabilidade do espaço.

3- Por proposta de um grupo de cidadãos a assembleia aprovou um voto de homenagem e louvor a Joaquim da Rocha Brites, natural de Bustos, emigrante no Brasil desde 1935, que foi agraciado com Comenda da Ordem de Mérito da República Portuguesa atribuída, em nome de Portugal, pelo presidente Cavaco Silva. A  freguesia onde nasceu Joaquim Brites associa-se assim à homenagem nacional.

NB
Fotos de Sérgio Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário