6 de outubro de 2015

JORGE PATO E PAULO CAIADO EM CHOQUE FRONTAL Moção vai ser discutida na quinta feira

Jorge Pato, Lilia Ana Águas e Paulo Caiado em 2013


O Presidente da Câmara colocou a Proposta / Moção do vereador Paulo Caiado ( ver aqui) na Ordem de Trabalhos da reunião camarária da próxima  quinta feira. Recorda-se que Paulo Caiado apresentou na sessão de Câmara realizada em 24 de Setembro uma moção onde, a propósito do comportamento politico de Mário João relativamente à questão da transferência da Biblioteca de Bustos para o edifício da Escola Básica, acusa o presidente de “falta de transparência e de respeito para com mais de meio milhar de contribuintes / munícipes Bustoenses (que assinaram o abaixo-assinado), para com a Assembleia Municipal, para com as Instituições Democráticas e para com o Estado de Direito.”
Esta tomada de posição, numa altura em que, por razões nacionais, os dois partidos tinham firmado um pacto de não agressão, provocou a irritação dos restantes vereadores do CDS. Jorge Pato, presidente da concelhia, veio mesmo acusar Paulo Caiado de ser “desleal e malcriado.”

Esta guerra, agora clara e aberta, entre os vereadores do CDS não remonta ao passado mês de Setembro. É bem mais antiga, estando agora a atingir o seu clímax.
Mas para se perceba o que agora se passa é preciso recuar no tempo.


Corria o mês de maio de 2013. quando Paulo Portas,  mesmo de agenda sobrecarregada, arranjou tempo para vir ao nosso concelho apresentar o  “ candidato do CDS para ganhar a Câmara de Oliveira do Bairro”, Paulo Caiado.  O líder do CDS PP fez ainda questão em afirmar que aquela era uma escolha pessoal.

Jorge Pato, o presidente da concelhia, deve ter subscrito tal escolha com alívio, sabendo de antemão que qualquer candidatura contra o poder instalado do PSD só “por milagre venceria”. Trazendo Paulo Caiado de Londres, o líder máximo do CDS resolvia-lhe um problema da candidatura à Câmara, até porque, se não encontrasse alguém disposto ao sacrifício poderia ver-se obrigado a avançar.

Na verdade Jorge Pato estava estupefacto com o atrevimento de Paulo Caiado. Revelou-o de forma bem  clara quando, logo depois de Portas ter discursado, mas já na ausência deste, apresentou o candidato dizendo: “É desde alguns anos gestor de fundos de investimento em Londres, na city, e é tão maluco, tão maluco que deixou aquele emprego para ser candidato à Câmara Municipal.”

Obviamente que Paulo Caiado não era suficientemente “maluco” para “deixar o emprego”. E como não ganhou as eleições, ficando as suas obrigações para com o município limitadas ao cargo de vereador sem qualquer pelouro, teve que voltar a ganhar a vida e regressar a Londres Ainda assim foi mantendo alguma presença nas reuniões camarárias e ao longo dos últimos anos foi sendo o principal rosto da oposição a Mário João e ao PSD.
As ausências de Paulo Caiado passaram a servir de argumento político tanto para o PSD como para os outros vereadores do CDS. Em 2014 a questão chegou ao “Jornal da Bairrada” que titulava: “Vereador Paulo Caiado (CDS) pede suspensão de mandato.” O jornal adiantava que o vereador tinha duas faltas por justificar e numa intriga algo sórdida sobre onde teria estado Paulo Caiado, cita uma fonte anónima do CDS para dizer que este se “teria ausentado para o Brasil e que teria prestado falsas declarações.”

Um ano depois da apresentação de candidatura Paulo Caiado descobria que os seus grandes adversários políticos estavam dentro do partido. Jorge Pato e Lilia Ana Águas, que ao lugar de vereadores sem pelouro somam os de  presidente e vice presidente da concelhia do partido, de alguma forma deixavam claro que tinha acabado o “estado de graça.”  
Estava consumado o conflito que estourou de forma fatal e decisiva com a  apresentação da polémica “Moção de Confiança” ao Presidente da Câmara.  E se Mário João Oliveira impediu que a moção fosse então votada Jorge Pato veio acusar o colega de Partido de “falta de educação e deslealdade.”
Paulo Caiado respondeu-lhe assim:
“Má educação. Se o meu n° 2 na vereação, Jorge Pato, aceita de animo leve que o Edil do partido adversário na Câmara o pise nos seus direitos básicos, tais como “defesa da honra”, EU NÃO. Talvez seja por isso, que os meus n°2 e n°3 na lista da vereação, sejam vistos pelo PSD como “boa oposição”, dado que têm medo de enfrentar o PSD, EU NÃO, porque para mim AS PESSOAS estão PRIMEIRO.
 Deslealdade. Desleal foi o meu colega vereador, numa reunião recente do CDS em Aveiro, ter afirmado que eu, ao ter continuado a minha carreira profissional em Londres, me tinha autoexcluído de ser o próximo Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro. Se por uma lado queriam que eu ficasse em Portugal, só a fazer oposição na Câmara, por outro criticam quando a faço. Ou preferiam que arranjasse uma nomeação / avença através do partido, como fez a minha n°3, Lília Ana Águas?!”

E num ataque que revela bem que entre os dois já não há grande diplomacia conclui :
“Jorge Pato tem a ambição de ser candidato a Presidente da Câmara, mas faltou-lhe coragem e capacidade em 2013, quando o CDS estava a 22% do PSD. Agora que estamos a tão poucos votos e há obrigatoriamente mudança de Presidente, é que ele está interessado, em beber da notoriedade e esperança trazidas às pessoas e ao CDS de Oliveira do Bairro, com a minha candidatura.”


Jorge Pato  veio replicar em texto publicado ontem no facebook, com o titulo “A verdade”. Diz:
“No dia 3 de Julho enviei um e-mail ao vereador Paulo Caiado a explicar que havia um acordo entre o CDS-PP e o PSD, para não haver divergências públicas a nível local, de forma a não prejudicar a imagem da coligação Portugal à Frente. Respondeu-me que foi azar não saber disso, mas que não poderia deixar de colocar um post no facebook sobre o assunto. Já depois dessa publicação, manifestei-lhe o meu desagrado pelo facto de não ter respeitado o meu pedido, conforme o acordado entre os dois partidos. Respondeu que este era o momento e que há oportunidades que não podem esperar três meses.”
Acrescenta depois que a “moção foi apresentada sem conhecimento prévio dos outros dois vereadores do CDS-PP e em desobediência à recomendação do próprio partido.”
Dedica vários parágrafos a fazer a defesa de Lília Ana Águas, esclarecendo que esta “foi escolhida pela hierarquia nacional do CDS-PP para ajudar o município de Velas, nos Açores, a reorganizar o seu departamento jurídico”, acaba por anunciar que não irá “participar na escolha do candidato a presidente da câmara pelo CDS-PP, nas próximas eleições autárquicas.”
E, quase a encerrar o depoimento, Jorge Pato lança duas farpas politicas escrevendo:
 “Nas eleições autárquicas, se o candidato Paulo Caiado tivesse tido pelo menos, o mesmo número de votos que os candidatos às juntas de freguesia, teria ganho as eleições.
Durante o ano de 2014, o Vereador Paulo Caiado esteve presente em 8 das 23 reuniões realizadas. Neste ano, participou em 4 das 18 efetuadas até agora.”

O choque é frontal. Os estilhaços não deixarão de atingir a generalidade do CDS de Oliveira do Bairro. Mas como escreveu Shakespeare em Júlio César, “em certos momentos, os homens são donos dos seus próprios destinos.”
Assim seja.  

NB/BC

Biografias oficiais dos personagens em confronto



Paulo Jorge Caiado Santos

Nascido a 07/05/1974
Habilitações : MBA - Pós-Graduação na área económica - na London Business School e Licenciado em Engenharia pela Universidade de Coimbra, com trabalho de curso realizado no King's College em Londres.
Percurso Profissional: Analista de Investimentos na Cazenove Capital Management, em Londres, tendo antes exercido funções idênticas na Fidelity, também em Londres. Foi consultor na Accenture em França, Inglaterra, Suécia, Holanda e Irlanda. Trabalhou como Engenheiro na SIBS (empresa do Multibanco) em Lisboa.
Cargos Políticos: É Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, sem pelouros atribuídos, eleito pela lista do CDS/PP. Aos 19 anos foi eleito deputado à Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, pela lista do CDS/PP, e foi membro da Assembleia de Freguesia da Mamarrosa entre 2005 e 2009. Presidente da Juventude Centrista (hoje Juventude Popular) de Oliveira do Bairro (dois mandatos) e membro da Comissão Política Nacional da Juventude Centrista (1994 a 1996).

Jorge Ferreira Pato

Nascido a 08/05/1970
Habilitações: Licenciatura em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).
Percurso Profissional: É Gerente na Caixa Económica Montepio Geral. Trabalhou na Nova Rede, Banco Comercial Português, Banco Internacional de Crédito e Finibanco.
Cargos Associativos: Rotaract Club de Oliveira do Bairro (do qual foi um dos fundadores), Associação de Pais das Escolas do Troviscal, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Cargos Políticos: É Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, sem pelouros atribuídos, eleito pela lista do CDS/PP (desde junho de 2013). É titular de vários cargos no CDS/PP, nomeadamente: Presidente da Comissão Política Concelhia de Oliveira do Bairro, Presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro e Conselheiro Nacional. Foi deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, pela lista do CDS/PP (2001 a 2009).


Lília Ana da Cruz Oliveira Martins Águas
Nascida a 19/05/1977 
Habilitações:
 Licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa do Porto. 
Percurso Profissional: É Advogada com escritório na comarca de Aveiro - Oliveira do Bairro. 
Cargos Associativos: Rotary Club de Oliveira do Bairro; Conservatório Artes e Comunicação Filarmónica União Oliveira do Bairro. 
Cargos Políticos: É Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, sem pelouros atribuídos, eleita pela lista do CDS/PP. Foi Vereadora da Câmara Municipal no mandato (2009-2013) sem pelouros atribuídos, eleita pela lista do CDS/PP. Atualmente é Vogal do Conselho Nacional de Jurisdição do CDS/PP. Foi vogal da Comissão Distrital do CDS/PP e Vice-Presidente da Comissão Politica Concelhia de Oliveira do Bairro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário