13 de agosto de 2015

VI CANTÁBUS ENGALANOU A VILA DE BUSTOS AO SOM DA MÚSICA E DA CULTURA

No passado domingo, dia 9 de agosto, Bustos foi o palco da sexta edição do CANTÁBUS – Festival Bienal de Música e Tradição. A associação Orfeão de Bustos trouxe, mais uma vez, à nossa terra a música tradicional portuguesa e revitalizou a cultura existente do povo bustuense.








O dia era de uma azáfama total, pois tudo se preparava para viver momentos únicos nunca antes experienciados. Os grupos convidados foram chegando e o convívio inicial à hora de almoço à volta da mesa foi muito salutar e gratificante, pois estávamos perante um magnífico dia de verão. Durante o almoço, foi possível visionar e antever o que iria ser feito ao longo da tarde, pois todo o trabalho de pesquisa e recolha efetuado ao longo de vários meses foi projetado. A recriação histórica que se iria seguir estava assim a ser delineada.
A seguir ao almoço, sob a batuta de uma grande amiga da associação – a Drª Clara Aires, com a colaboração da ABC de Bustos, do nosso amigo e fotógrafo- Prof. Telmo Domingues, e com a preciosa colaboração de 30 figurantes e colaboradores foi iniciada a recriação histórica entre os anos de 1906 e 1910 intitulada “A vida regressou ao Palacete dos Srs. Viscondes de Bustos”. Aos olhos do público presente o Palacete ganhou vida, pois tudo estava perfeito. Os Srs. Viscondes receberam os seus convidados com a maior dignidade possível e, posteriormente, todos se encaminharam para a Igreja, pois o dia era de festa.

O programa estava então a tomar o seu rumo. O quadro etnográfico acompanhado dos grupos convidados – Praia Mar de Buarcos, Chá-de-Sexta de Talhadas, Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, os Gaiteiros Popularis de Anadia e o grupo anfitrião – Cantares Populares, partiram em desfile pelas ruas da vila até ao Adro da Igreja Paroquial de Bustos. O Adro estava preparado a rigor para os festejos pois a música tradicional aliada à cultura estavam retratados naquele local.
O espetáculo começou. A nossa amiga e companheira Drª Clara Aires apresentou com muita dignidade todas as figuras do quadro e todos os trajes, pertença da própria.
A tarde estava a compor-se e a música tradicional teve lugar naquele belo recinto, pois nem o calor que se fazia sentir afastou as pessoas. Os Cantares Populares iniciaram o momento musical e também conseguiram trazer ao palco alguns antigos membros do grupo que conseguiram matar as saudades existentes. De seguida, as atuações foram-se sucedendo todos subiram ao palco: Praia Mar, Chá-de-Sexta, Popularis e Grupo Folclórico de Santo António de Vagos. Cada grupo apresentou um repertório bastante diversificado e típico da sua região, assim como também os seus trajes fizeram as delícias do público presente. Foram trocadas lembranças e os discursos foram-se sucedendo. Esta tarde ficou, sem dúvida, na memória do povo bustuense.

Obviamente que a associação Orfeão de Bustos ficou com a certeza de que o dever estava cumprido e este festival aconteceu mais uma vez e teve o apoio de muitos amigos, sócios, instituições e colaboradores. Assim, fica uma nota de agradecimento a todos os grupos convidados, a todos os participantes e colaboradores na recriação histórica, à Drª Clara Aires, ao Prof. Telmo Domingues, ao grupo Cantares Populares, à ABC de Bustos, à Junta de Freguesia da União de Freguesias, à Câmara Municipal, ao IPSB, à Fábrica da Igreja Paroquial, à Padaria Espiga D’Oiro, à profª d’As Artes Decorativas, ao Sr. Manuel dos Vinhos Valejo, à Pastelaria Flor do Salgueiro da Caneira, à Sicam, à Ibel Cabeleireiros- Zaida e Carlos, ao Dr. Paulo Alves, à Drª Regina Alves, à Fátima Esgueira, à Zaida Andrade, ao Milton Santos, à Canto Novo da Palhaça e a todos os elementos da direção que colaboraram nesta atividade.


De ressalvar que esta recriação histórica teve a sua continuidade no dia 10, pois todos os figurantes estavam no Palacete dos Srs. Viscondes para ver a procissão do nosso padroeiro. Mais uma vez, parecia que o Palacete tinha ganho uma nova vida, pois os Srs. Viscondes abriram as portas deste ilustre ícone da nossa vila.
A todos um grande bem-haja.

A Direção do Orfeão de Bustos

Sem comentários:

Enviar um comentário