10 de agosto de 2015

Foto-álbum: A Loja do Visconde (in Bustos do Passado e do Presente)






Um aspecto do estabelecimento do Visconde, A foto tem uma 'moldura' com motivo arabesco.
A foto inclui no verso uma dedicatória de Manuel de Matos Alla ao seu irmão Joaquim (“ofereço o presente grupo de que tomas parte”) com a data de 3 de Junho de 1909. É um trabalho do fotógrafo António Nunes Rafeiro (Aradas-Aveiro), realizado, segundo nota manuscrita, “em parte do estabelecimento do Visconde de Bustos”. Foi gentilmente cedida pelo Arq. Rui Aguiar, de Águeda.

 
Posted by as1568978 at março 20, 2005 02:30 PM
 
 
 ««« »»» 

Comentários (publicados por ordem cronológica)
 
 
Arsénio Mota: 
Eis uma foto rara, preciosa! Rara porque data de Bustos, 1909; preciosa porque, podendo ser única, é documento visual de trajes, figuras locais, comportamentos e talvez de  costumes. O blogue ganhou como arquivo! E... venham mais!
 
 Posted by: Arsénio Mota at março 21, 2005 03:06 PM
 
 
 
 Sérgio Micaelo Ferreira:
 
Segundo informação do Arq. Rui Aguiar (Águeda) a foto vai servir de estudo etnográfico pelo Cancioneiro de Águeda.:::::::::::::::::. Também partilho com o Arsénio Mota a recolha de material para "O FUNDO DA MEMÓRIA DE BUSTOS".:::::::::::. o Próximo Museu Etnomúsico "da Bairrada", a implantar no Troviscal não invalida que Bustos  tenha o seu modesto museu. Material autóctone não vai faltar. Basta seguir o exemplo de outras terras.
 
Posted by: Sérgio Micaelo Ferreira at março 21, 2005 04:20 PM
 
 
 
 Vanda Rafeiro
 
Só como curiosidade e feliz coincidência: o fotógrafo mencionado ANTÓNIO NUNES RAFEIRO era o meu bisavô paterno (nascido em 1866 e falecido em 1929)... mal sabia eu que também o seu caminho o tinha levado até Bustos!
 
Posted by: Vanda Rafeiro at março 22, 2005 12:12 PM
 
 4º 
 
Óscar Santos
 
Cara Vanda: Dizia um colega dos meus 1ºs tempos de  liceu, no antigo D. João III, em Coimbra (finais dos anos 50), que "isto anda tudo ligado". Valha a verdade: se calhar, não foi por acaso que o nosso saudoso Carlitos Luzio foi um filho de Bustos. Esta terra tem algo de telúrico, de  mágico, que dificilmente conseguimos explicar. Porém, estudando-a melhor, ficamos a saber que Butos do século IX e da 1ª metade do séc. XX foi chão adubado por gente arrojada e vanguardista. E, quem diria, até o teu bisavô materno meteu bedelho na iconografia bustuense.
 
 Posted by: Oskar at março 24, 2005 07:38 PM
  ______________
postal reorganizado a partir do blogue Bustos - do Passado e do Presente, Março 20, 2005; Foto-álbum: A Loja do Visconde,   http://bustos.blogs.sapo.pt/arquivo/538356.html

Sem comentários:

Enviar um comentário