1 de junho de 2015

O bustuense Dr. Tiago Costa está "nas barbas do estado Islâmico", diz o Público.

A desenterrar História. Literalmente. Esta é uma atividade a que éramos insensíveis mas que alguns filmes dos anos 80/90 (quem não se lembra do Indiana Jones?) trouxeram para a ribalta com o estatuto de apaixonante.
Esta paixão atacou de forma desmedida um bustuense, o Tiago Costa, que está, neste momento, mesmo ao lado do "estado Islâmico". Sim, esse mesmo que estão a pensar! Esse mesmo, onde os factos apontam para uma "cultura" assente no incentivo à "desculturação", à eliminação da identidade dos povos, a começar pela irradicação dos vestígios da sua história...

Não é para qualquer um.


Segundo um dos cinco portugueses que integra a equipa onde o Tiago também está "quando se é arqueólogo, (...) tem de se saber de geografia, topografia, paleobotânica, antropologia social, sistemas de datação carbono 14, sistemas de informação, digitalização, legislação local, políticas públicas, marketing, cartografia, fotografia, aeromodelismo, roçadeiras, cozinha em massa, e tudo isto sobrevivendo ao “Estado Islâmico”, e à maldição de Tutankhamon."
Na reportagem - muito interessante, diga-se de passagem - referencia-se a tarefa do Tiago Costa, "... 27 anos, o perito nos cacos de cerâmica que veio à frente com André, faz um ponto da situação aos que chegaram depois. (...) “O mais importante é pensar isto como algo único, que vale pela própria experiência”, diz Tiago. “Idealmente encontraremos um compartimento cheio de cerâmica, mas não podemos esperar nada.”
Para o Tiago endereçamos os nossos PARABÉNS e votos de que continue a conquistar o verdadeiro sucesso e realização pessoal... e que esteja em segurança!


Aqui fica o artigo do PÚBLICO
http://www.publico.pt/…/arqueologos-nas-barbas-do-estado-is…

Fotos extraídas e adaptadas de
http://www.publico.pt/…/arqueologos-nas-barbas-do-estado-is…
e do facebook do Tiago

O nosso muito obrigado ao Prof. Alberto Zenha Martins por nos ter alertado para a importância e pertinência desta informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário