19 de junho de 2015

HOJE, NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, BUSTOS DEFENDE A BIBLIOTECA


Será hoje, sexta feira, pelas 20 horas, que os bustuenses irão apresentar à Assembleia Municipal o abaixo-assinado que contesta a passagem da Biblioteca/Polo de Leitura para as instalações da Polo Escolar (Escola Básica), no Sobreiro. Apela-se à presença de todos e quem o desejar poderá usar da palavra no período antes da ordem do dia.
Este será, sem dúvida, um momento relevante da vida política do nosso concelho e um verdadeiro teste à qualidade da democracia local. Não há uma verdadeira democracia sem diálogo, sem negociação e sem concertação de posições. Um presidente da Câmara que impõe a sua vontade com o argumento de que foi eleito não é um bom gestor político, nem sequer é um democrata, tal qual o entendemos nesta Europa ocidental.
Infelizmente, e para mal do nosso futuro, Mário João Oliveira, provavelmente por insegurança e falta de pensamento político, prefere assumir-se como um “pequeno ditador” sempre comprometido com o aparelho e o partido, ignorando sem pudor a vontade popular. Deixou isso bem claro no decorrer do processo da reforma administrativa das freguesias. E deverá repetir a dose, ainda que desta vez tenha contra si o PSD de Bustos. Mas no que diz respeita ao partido Mário João Oliveira sabe que lhe basta ter “controlado” o chefe concelhio, o vereador António Augusto Marque Mota. Este que, entre outras benesses, acabou de ver a Câmara Municipal investir 2 milhões de euros na nova feira da Palhaça só tem motivos para estar satisfeito e não se incomodar com os problemas de Bustos.

Mário  João Oliveira e António Mota. O mesmo gosto quanto a gravatas...

A vereadora da cultura, Elsa Pires, deverá continuar calada como cumpre a quem chegou ao cargo sem qualquer experiência, conhecimento ou curriculum elementar. É coerente, até porque faz parte do “job” obedecer.
E a oposição?! Ora aí está algo que não encontro na vida política concelhia. Por onde anda o CDS/PP, como é que o PS se manifesta? Procuro, procuro e não encontro. Parece que as funções da oposição começam e acabam com as Assembleias Municipais.
Até posso compreender que o PS só exista no nosso concelho por osmose com o todo nacional. De outra forma, sem uma real organização, militância e intervenção local já estaria extinto. Mas o que dizer da ausência do CDS, o segundo partido, o partido da alternância concelhia? Sem uma verdadeira liderança concelhia, sem coordenação, sem estratégia, sem tomadas de posição, o CDS não se comporta como um partido vivo, dinâmico e próximo das populações. É um zombie que só ganha vida em tempo de votos.

Neste ano de 2015 é com tristeza que declaro:
- A democracia concelhia não é um pântano porque se transformou num deserto. A Mário João Oliveira devemos a glória de ter transformado a presidência num eucalipto. Tudo seca em seu redor.


Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário