11 de junho de 2015

BIBLIOTECA DE BUSTOS - MAL AMADA


                                                                     Bustos está desmemoriado ou terá estatuto de colónia de Oliveira do Bairro

Noticias de Bustos, 28Maio.2005 aqui

 - 

*

 

Para que os gritos de alarme subissem ao poder municipal, Belino Costa, em 15 Fev.2005, editava o post «Pobre Biblioteca(e que se recomenda sua leitura). Só que os ouvidos estavam (estão) suficientemente encerados.

É de supor que a “situação de pré-abandono” encontrada por BC já faria parte dos objetivos cujo fim seria extinção pura e simples da Biblioteca.
Para impedir o prolongamento da degradação, BC da sua janela aponta alguns caminhos para atingir a revitalização da Biblioteca, concluindo o post:
“Não basta ter uma funcionária, um horário de abertura e  livros espalhados por várias estantes para se ter uma Biblioteca. Seria preciso um programa de dinamização da leitura, um projecto, um acervo actualizado, instalações adequadas e uma direcção visando atingir públicos específicos, sensibilizando a comunidade em geral. Seria preciso enquadrar o pólo de leitura de Bustos numa política de promoção da cultura e do livro a nível concelhio o que, manifestamente, não existe.” (BC).

A Câmara Municipal, digo o Sr. Presidente, (a coberto da coacção do voto partidário?) impõe a transferência da Biblioteca de Bustos para um sítio escondido onde pode albergar os tarecos.

Por mais festas que se produzam nessa tal ‘Bibliot­­­eca’, ela não deixará de ser uma Biblioteca Escolar – (o Pólo Escolar de Bustos tem direito a tê-la).

Pode cair o pano. Mas não termina a tragédia. Em próximas eleições autárquicas quantos programas irão inscrever um novo local para a implantação da agora ‘sequestrada’ Biblioteca de Bustos?

 



Sem comentários:

Enviar um comentário