16 de abril de 2015

MILTON SIMÕES DA COSTA, ACADÉMICO, CIENTISTA E…FOTÓGRAFO

Milton Costa com os pais, em fevereiro de 1988

Milton Simões da Costa vai ser homenageado no próximo dia 19, num almoço que terá lugar no Restaurante Dois Telheiros, no Sobreiro. O Rotary Club de Oliveira do Bairro, promotor da iniciativa (aqui), destaca o mérito profissional e académico do bustuense que estudou nos Estados Unidos, para onde foi viver com os pais ainda muito novo, e onde concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Microbiologia, em 1977. Regressou a Portugal, tendo ingressado na Universidade de Coimbra, sendo atualmente Professor Catedrático e investigador no Departamento de Ciências da Vida.
Do vasto currículo profissional e académico, o Rotary Clube destaca:
– É Editor Administrativo ou Membro do Corpo Editorial de várias revistas científicas internacionais de grande prestígio;

– Recipiente de 15 projetos da Fundação para a Ciência e Tecnologia e 9 da Comissão Europeia;
– É membro e líder de algumas prestigiadas instituições científicas nacionais e internacionais, como por exemplo da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (atual presidente da Assembleia Geral); Federation of Europian Microbiological Societies (de que já foi Vice-presidente e presidente); Laboratório de Microbiologia, no Biocant, em Cantanhede (atual Diretor) e outras;
– Tem uma obra literária científica muito vasta com mais de 200 artigos, publicados em co-autoria em livros e revistas científicas internacionais. É detentor de 4 patentes resultantes de trabalho científico profícuo.”

O “Notícias de Bustos”, associando-se a esta meritória iniciativa, aproveita para divulgar uma das faces escondidas do académico e cientista, a de fotógrafo. Enquanto vivia nos Estados Unidos Milton Simões da Costa chegou a fazer a reportagem fotográfica das 500 Milhas de Indianápolis para uma revista portuguesa da especialidade. Na década de setenta a fotografia era uma das suas  paixões e o “NB” teve acesso a esse espólio.
Entre centenas de slides escolhemos alguns, tendo Bustos e a sua gente como denominador comum, que divulgaremos  amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário