24 de maio de 2014

JUNTA DA OPOSIÇÃO EM BUSTOS: A REVOLUÇÃO DE 1955

CRÓNICAS DE “BUSTOS DO PASSADO E DO PRESENTE”
A "Revolução" de 1955
 *
Em 1955 houve um pequeno "25 de Abril " em Bustos, quando a Junta de Freguesia caiu em tal descrédito que os seus membros se viram "obrigados" a entregar o poder à Oposição.

Aqui fica a transcrição da acta onde é relatada esta autêntica revolução:
Acta da sessão extraordinária da Junta de Freguesia de Bustos.
No dia um de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e cinco compareceram na sala das sessões desta Junta, João de Deus Simões Luzio, Manuel Ferreira Junior, Manuel Simões Ferreira, Padre António Vidal, Dr. Jorge Micaelo e membros da nova Junta, Assis Francisco Rei, Manuel Simões Luzio e Manuel Joaquim dos Santos e os cobradores do mercado de Bustos.
Foi convocada para a nova Junta receber tôda a existência, pertença da Junta. O Sr. João de Deus fez a entrega por meias palavras dizendo que o que havia se encontrava nas gavetas da secretária e armário. Referiu-se a contas de que a Junta era devedora, não há totalidade, porque mais tarde, outros credores apareceram.
O tesoureiro entregou com saldo da gerência antiga a quantia de Duzentos e trinta e sete escudos e noventa centavos.
No encerramento da sessão usou da palavra Padre António Vidal e Dr. Jorge Micaelo que se congratularam com o acto e fazendo votos para que o progresso da Terra fosse realidade.
Nada mais havendo a tratar deu-se por terminada a sessão da que se lavrou a presente acta.”

A transferência dos teres e haveres da Junta não deve ter sido pacífica, já que na acta da sessão ordinária de trinta e um de Janeiro é dito:
No dia em que a nova junta tomou posse, não foi o momento indicado para averiguar do que era possuidora.
Constatou que o selo branco não aparecia, aparecendo mais tarde em casa de João de Deus Simões Luzio;
Que não havia elementos de escrita, e que apareciam em simples papéis contas que esta junta era devedora, como a seguir se menciona:” (…etc…)
________
- Nota 1: Assinam a acta: Assis Francisco Rei; Manuel Simões Luzio e Manuel Joaquim dos Santos (Ferrador). A acta deveria também ser assinada pelos membros da Junta cessante.
- Nota 2: Composição da Junta anterior: João de Deus Simões Vieira (Presidente); Manuel Simões Ferreira Júnior e Manuel Ferreira Júnior (Vogais).
- Nota 3: Esta acta foi escrita algum tempo depois do encerramento da reunião, conforme se pode confirmar no texto: “…porque mais tarde, outros credores apareceram.

*
[Sérgio Micaelo Ferreira]

Sem comentários:

Enviar um comentário