15 de abril de 2014

Nathalie Pires, fadista luso-descendente, de Bustos, no Carnegie Hall

A Nathalie é uma reconhecida Fadista de Bustos, filha do Telmo Pires e da Isaura, que estão radicados nos EUA há largos anos.
As saudades, a paixão por Portugal e pelo "Fado que corre nas veias" tem levado a Nathalie aos quatro cantos do mundo. Desta feita participou num espetáculo grandioso, produzido por Christopher Tin, cujo trabalho na área musical já lhe rendeu duas estatuetas Grammy (sic), na sala das grandes estrelas que é o Carnegie Hall.
Tenhamos orgulho!
A notícia que se segue é uma transcrição daqui.



 "NATHALIE PIRES SUBIU DOMINGO [13 de abril] AO PALCO DO CARNEGIE HALL 'PELA MÃO' DE CAMÕES
Fadista luso-americana interpreta letra do mítico poeta português no espectáculo 'The Music of Christopher Tin - The Drop of Dawn'

• Por HENRIQUE MANO
Editor at large
Jornal LUSO-AMERICANO
Nova Iorque
www.lusoamericano.com

A cantora Nathalie Pires, de New Jersey, estreou-se domingo no palco principal do Carnegie Hall - o Auditório Stern, 'pela mão' do maior poeta português de todos os tempos, Luís Vaz de Camões. A intérprete, considerada pelo Carnegie Hall "uma das mais importantes da nova vaga do fado", fez parte do espectáculo 'The Music of Christopher Tin - The Drop of Dawn', que reuniu centenas de artistas em palco - num autêntico mosaico multicultural.
"Foi uma maneira fabulosa de representar Portugal", reconheceu Pires, no final do espectáculo, falando em exclusivo ao jornal LUSO-AMERICANO. "Estou super feliz."
A cantora fez duas intervenções em português, tendo os textos (incluindo 'Passou o Verão', de Camões) sido seleccionados pelo compositor Christopher Tin - cujo trabalho na área musical já lhe rendeu duas estatuetas Grammy. Depois de ter feito uma parceria com Dulce Pontes, o norte-americano de origem asiática optou por convidar Nathalie Pires para o projecto que levou 4 anos a elaborar e que culminou com o espectáculo de domingo.
Na edição da revista 'Playbill' de Abril, dedicada ao concerto de música clássica, são "a voz intensa" e "a emoção" que deixa transparecer em palco os factores que a internacionalizaram, "conquistando de forma definitiva a imprensa e o público."
Nathalie Pires começou a cantar fado no Clube Português de South River, fascinada pela voz de Amália Rodrigues. Foi construindo de forma paulatina uma das mais sólidas carreiras de fado de uma luso-descendente, com convites, hoje, para ir aos mais variados cantos do mundo.
A jovem intérprete disse ter estado "muito nervosa" durante as três semanas que anteciparam a sua ida ao Carnegie Hall de Manhattan, na 57ª Rua - sabendo do imenso historial da casa de espectáculos, por onde já passaram algumas das maiores vozes e talentos da música. "Mas hoje senti que estava a representar Portugal e tudo correu como previsto. Foi uma grande emoção ter cantado na nossa língua."
Entre a assistência que enchia o amplo auditório, com capacidade para cerca de 3 mil pessoas, sentou-se o cônsul-geral de Portugal em Newark, NJ, Pedro Oliveira. "É magnífico ver uma fadista luso-americana, ainda por cima - acho que há que distinguir também esse facto, num dos palcos principais dos Estados Unidos, Nova Iorque, a cantar na nossa língua", disse o diplomata ao jornal LUSO-AMERICANO, acrescentando: "É um motivo de imenso orgulho e prazer ver uma artista como a Nathalie Pires fazer parte de um espectáculo tão interessante e bem conseguido como este."
Nathalie Pires revela que entra em estúdio "no verão deste ano" para o registo do seu próximo trabalho discográfico e em digressão "em Dezembro" pela Europa e América, "com datas já confirmadas na Alemanha, Bélgica e Holanda."
Parafraseando Frank Sinatra: "If you make it here, you make it anywhere.""



Notícia que anunciava o espetáculo: http://www.lusoamericano.com/?p=3567

Sem comentários:

Enviar um comentário