12 de março de 2014

XIX ENCONTRO DE COROS DA BAIRRADA



O XIX Encontro de Coros da Bairrada terá lugar no próximo sábado (15) em Recardães, no Centro Social, pela tarde – das 15h00 às 18h00.
Participarão 13 coros de 5 concelhos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro), integrados por 500 coralistas. O repertório, variado e rico, é vazado em 39 peças regidas por 11 maestros de outros tantos estilos diferentes. Quanto às famigeradas cotas, tão de moda, ganharão sete regências masculinas contra quatro femininas…
A primeira edição destes encontros aconteceu em 18 de março de 1995, também em Recardães, por afã da respetiva Associação Cultural, em iniciativa que visava a divulgação e desenvolvimento da música coral, o convívio, a motivação. A essa distância, pontificavam em Águeda o vetusto Orfeão e a recardanense Associação Cultural à beira da primeira década; e juntava-se mais meia dúzia nas vizinhas Anadia, Oliveira do Bairro e Mealhada. Evolução é evolução e há hoje no mesmo espaço destes cinco concelhos bairradinos 18 grupos corais, 13 dos quais puderam decidir participar na edição de 2014. E a dúvida e o palpite é se estas organizações anuais têm contribuído (e como, e quanto...) para o desenvolvimento da música coral — pela esmerada participação, pela apresentação cuidada, pelo mostrar e observar que permitem, pelo émulo desejo que suscitam, pelo bem-estar, júbilo e fraternidade patentes na hora do convívio, no momento gastronómico.

No sábado em Recardães, o movimento coral avançará mais um degrau.

Sem comentários:

Enviar um comentário