24 de janeiro de 2014

AS CRÓNICAS DE" BUSTOS DO PASSADO E DO PRESENTE"



Os Costelos do João Aires

por Élio Freitas

Para a malta da rua da Póvoa, o Verão era passado na brincadeira, a jogar futebol e noutros passatempos. Também era o tempo de ir aos pássaros: sombrias, boieiras, arvelas, estanjardos e não só, mas precisávamos de ter costelos para os agarrar… Nós tínhamos meia dúzia, mas sabia-se que o João Aires era dono de uma grande colecção…
Naquele dia, o Natalino (“Linhas” para os colegas) parecia excitado a conversar com o Alcides (“Bolachinhas”): “Eu sei onde os costelos estão armados. O Fernando Lusio é que anda a tomar conta deles” -- dizia o Linhas em grande segredo. O Bolachinhas escutava-o com atenção. Como poderiam eles surripiar os costelos ao João Aires? Isso seria difícil.
“Vamos pela vinha, ao lado da terra de milho, e com um pau desarmamos os costelos... e já está!” -- garantia o Linhas.
O Alcides pensou no plano e os dois amigos prepararam-se para o assalto. O Élio, muito mais novo que o irmão, escutou a conversa e anunciou com determinação: “Eu também vou”.
O Bolachinhas disse logo: “Isto não é para crianças. Tu ficas aqui ou levas umas lambadas”.
Mas o Élio não ia ficar atrás e começou a segui-los. Por fim, o Linhas lá disse: “Se vais, tens que estar caladinho. Nem um pio dás”.
E lá foram os três pelos aidos fora, a caminho da Quinta Nova, para os fins do quintal do Aires.
Os costelos estavam armadas na terra ao lado de uma vinha. O milho tinha sido apanhado no dia anterior, o que tornava o lugar num bom sítio para pássaros. Os três larápios entraram na vinha com muito cuidado, assolapados para não serem vistos. E o Fernando “Formoso” andava a dar a volta pelo fim da terra...
O Bolachinhas e o Linhas procuraram o melhor sítio para ver a correnteza de costelos, todos armados ao lado da vinha. A expectativa era tanta que se sentia o bater do coração. Desta vez, sim, o João Aires ia ficar sem costelos!
Nesta altura do Verão, os cachos começam a agarrar cor. O Élio, que sempre tinha apetite para comer, começou a depenicar os bagos mais negros e mais muidinhos. De repente engasgou-se e começou a tossir.O Alcides tentou logo fechar-lhe a boca, mas o irmão não podia conter-se.
“Quem anda por aí?” -- gritou logo o Fernando, desconfiado com o barulho. “Eu sei quem são vocês, ladrões de costelos” -- exclamou o Fernando, aproximando-se mais da vinha. A única solução, agora, era fugir. E lá foram os três a correr pela vinha dentro, com o Bolachinhas e o Linhas a rogar pragas ao Élio, que se esforçava por os acompanhar.
“Estragaste a caçada. Nunca mais vens com a gente” -- diziam eles, enquanto o Élio gritava:“Esperem por mim!”… E só na rua da Póvoa os três encontraram refúgio.

Não foi, portanto, ainda daquela vez que os costelos do João Aires acabaram surripiados…. 

Sem comentários:

Enviar um comentário