26 de dezembro de 2013

O BARRILITO VISTO DO CÉU

Há dias visitei o Google Earth (http://earth.google.com/) onde podemos ver o planeta através de imagens de satélite. Dirigi-me para Portugal e fui à procura de Bustos. Ampliei a imagem e encontrei o nome de Aveiro e depois Oliveira do Bairro, Vagos, Sangalhos, Oiã. Não vi o nome de Bustos aparecer na imagem, nem o nome da Palhaça, nem o da Mamarrosa ou do Troviscal. Mas não desisti, segui a estrada de Oliveira do Bairro para Bustos, passei pela Póvoa do Forno, o Porto Clérigo (ou Crelgo ou Crelbo), Feiteira e vi aparecer a rotunda da Ti Maria, no Sobreiro.
Já estava em território conhecido e segui para o centro de Bustos. Um pouco adiante parei, entusiasmado com o que via e não me refiro ao “Submundo”. Ali, no cruzamento da Rua Jacinto dos Louros com a Rua do S. João via o edifício onde, de acordo com alguns, funciona o Centro Social do Sobreiro ou, segundo o falecido Sr. Manuel dos Santos (da Barroca), uma das “sedes” da Junta de Freguesia.
 



Como já se aperceberam estou a falar do famoso restaurante e snack-bar “Barrilito” que pertence ao amigo Agostinho Pires. É ali que se juntam “as pessoas mais distintas de Bustos” como eu próprio, o Amândio (Menino Jesus) Ferreira, o Mário Justiniano, o Humberto (Chico) Reis Pedreiras, o Mário Canão, os irmãos Mário e Carlos Canão, o Mário Grangeia (Chico da Carne), o Belino Costa, o Oscar Santos, o Sérgio Ferreira, o Virgílio e Diamantino Ribeiro, o António Sá, o António Romão (da Póvoa), o António Romão (da Azurveira), o Gil (da Cluna, aliás Coluna), o Ferreira, o Manuel Fabiano, o Mário Graça, o Jó Duarte, o Adélio e Mário Santos (da Barroca), o Mário Pires, o Alberto (Caçalho) entre muitos outros.

É no Barrilito que, ao fim da tarde, podemos falar um pouco com os amigos, comer um petisco e beber um copo de vinho tendo a simpática supervisão do Agostinho. Notem que só mencionei nomes de homens porque, na verdade, raras mulheres vi por lá. Lembrei-me disso quando recentemente estive em Jerusalém para participar numa reunião da Federação Europeia de Microbiologia (que inclui Israel). Em dado momento fui a um café na cidade velha frequentado por palestinianos. Estava acompanhado pela Presidente da Federação que me perguntou se não notava alguma coisa estranha.
Olhei em redor com toda a atenção. Os homens, alguns deles com roupas tradicionais, fumavam cachimbos de água e bebiam café turco ou chá, enfim nada de especial tendo em conta o local. Respondi que não via nada de estranho e ela espantou-se dizendo: “ Então não vês que tirando eu só há homens. É a tradição muçulmana, os cafés palestinianos são só frequentados por homens porque as mulheres ficam em casa.”
Confesso, fiquei um pouco envergonhado por não ter notado a ausência de mulheres no café, mas nada disse. E ainda menos referi a “tradição muçulmana” de Bustos, lembrando-me que alguns cafés da minha terra são quase exclusivamente frequentados por homens, pensando no Barrilito onde muito raramente entram mulheres, e quando entra uma logo alguém dá o alerta avisando os amigos para não dizerem palavrões.

Mas voltemos à nossa viagem vista do céu. Em volta do Barrilito descobri, por exemplo, a carrinha do Chico da Carne parada em frente da casa e descobri, estacionado ao lado do snack-bar, um automóvel branco. Parei ali, estava perante uma visão capaz de provocar o meu espanto. O carro branco só podia ser o Renault do Chico Pedreiras, o satélite espião tinha apanhado o Chico com a boca na botija…

Segui em frente pela Rua Jacinto dos Loiros e concluí que a imagem de satélite não era recente, o Largo da Igreja aínda não tinha sido transformado em Praça Vermelha. A foto deve ter sido tirada por volta do meio-dia, provavelmete no Verão porque as árvores têm folhas muito verdes. Não vi o carro vermelho do Sr. Manuel Luzio (que tratava constantemente de todos os assuntos da freguesia) estacionado ao lado da Junta, presumo que teria ido a casa almoçar, e não estava à espera de ver os automóveis dos outros membros da Junta que pouco lá vão. É também possível que a imagem tenha sido tirada a um sábado mas, seguramente, nunca ao domingo, pois o Barrilito está fechado ao domingo e assim o carro do Chico não teria sido fotografado.
É impressionante o que se pode ver nas imagens de satélite no Google Earth, é fantástico como podemos viajar pelos locais mais próximos ou mais recônditos do mundo. O que me deixou a pensar nas imagens dos satélites militares dos Estados Unidos. Esses observam tudo tão pormenorizadamente que até são capazes de dizer: “Coisa estranha, o Chico hoje não fez a barba!”

Milton Costa
[publicado em 15/09/2005, aqui]
__
Nota da redação: 5 anos depois, o Google Maps dava conta duma bicicleta à porta do santuário. A imagem só pode ter sido obtida bem de manhã, à hora do café e bagaço...

1 comentário:

  1. Explico a razão de ciência da hora e da bicicleta: mal o Barrilito abre as portas pela manhã, um castiço ali do Sobreiro, dirige-se ao local do creme.
    Religiosamente, poisa a bicicleta à porta e vai-se ao bagaço! o café é só para disfarçar...

    ResponderEliminar