24 de setembro de 2013

V CANTÁBUS - Orfeão de Bustos dinamizou reconstituição de "escapeladela à moda antiga".

O CANTÁBUS  - festival bienal de música tradicional e tradições -  é um dos mais importantes encontros de etnografias e vivências populares dos nossos antepassados que se realiza na nossa região, dinamizado pelo Orfeão de Bustos. Veio para ficar!
Desta feita realizou-se a quinta edição e, mais uma vez, a organização mostrou o pulsar de uma associação que, discreta, está em constante efervescência. A atestar o envolvimento do Orfeão de Bustos na cultura regional estiveram as presenças de muitas outras associações que vieram retribuir a colaboração que o nosso Orfeão tem com elas feito, levando, da nossa terra, usos e tradições, música e alegria, deixando um rasto de respeito pelas gentes Bustuenses.
Infelizmente as pessoas teimam em achar que as associações são, invariavelmente, tachos para que os outros se sirvam, para comezainas e outras futilidades afins, raramente reconhecendo e dando valor ao imenso tempo que os seus elementos roubam à família, ás despesas repetentes e esquecidas em gasolina, telefone... A melhor forma de retribuir este esforço seria respeitar e apoiar o trabalho feito, mesmo que apenas com a nossa comparência nestes eventos, que se revestem de todo o interesse para a preservação da nossa identidade cultural. Quer queiramos, quer não, é nessa identidade que está o estandarte dos nossos valores e da nossa história e, deixá-la diluir no esquecimento, só contribuirá para a instalação de pântanos de indiferença e comodismo, muito bem apreciados pelos exímios montadores que cavalgam o Povo, extorquindo-o. Adiante...
O dia foi passado ao som de boa música tradicional com grupos de Crastovães, Mourisca do Vouga, Santo António de Vagos, Oliveira do Bairro, Bustos...
Os figurantes, que ultrapassavam a centena, estavam todos vestidos a rigor, incorporando as mais diversas personagens da sociedade dos anos 20-30 do século passado. Este rigor, baseado nas constantes pesquisas da Drª Clara Aires, de Bustos, engalanou a simplicidade da mulher do campo, da mulher abastada em dia de festa e de todos os intervenientes que represantaram Bustos neste quadro etnográfico da "escapeladela à moda antiga".
A "festa" terminou com as palhas a serem "metidas no cabanal" ao som das atuações, breves mas representativas e muito aplaudidas, do Grupos Folclóricos de Santo António de Vagos e de Crastovães, Concertinas do Grupo/Museu de Mourisca (Baixo Vouga), Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro e, obviamente, o Grupo de Cantares de Bustos, eterno e teimoso arauto das nossas tradições.
O Orfeão de Bustos está de parabéns pelo sucesso com que levou avante mais esta iniciativa que em muito nos dignificou.
A seu tempo serão divulgados os agradecimentos devidos!
E venha o VI CANTÁBUS (2015)!

Sem comentários:

Enviar um comentário