26 de setembro de 2013

OPINIÃO: UM PRESIDENTE DA CÂMARA A TEMPO INTEIRO




Escrevi no Google a palavra “Recer” e logo me apareceu o endereço eletrónico da empresa de Oliveira do Bairro, www.recer.pt. Ali chegado cliquei em “contatos” surgindo os cinco nomes que integram o conselho de administração e entre eles Mário João Oliveira com o telefone +351 234730500 e o email: mario.joao@recer.pt.
Sei que o Sr. presidente da Câmara de Oliveira do Bairro exerce o cargo a meio tempo, mas precisava de me confrontar com essa realidade, estar perante a evidência de que em Portugal se pode, em simultâneo, gerir um município e estar ao serviço de uma empresa privada. Na minha frente tinha o caso do autarca que durante uma parte do dia defende os interesses da generalidade da população e nas horas seguintes pode estar ao serviço de interesses privados. Esta situação, ainda que legal, é eticamente reprovável e não devia ser admitida.
Dizem-me que, na impossibilidade de ter duas faces, o homem tem dois casacos, um que usa mal entra no edifício municipal e outro que enverga quando trata das questões cerâmicas, pelo que nunca confunde funções. Eu até acredito nessa constante mudança de casaco, mas por mim exijo um presidente da Câmara que esteja ao serviço da comunidade a tempo inteiro. Com ideias, projetos e a consciência de que presta um serviço dos mais nobres que há.
Mário João Oliveira, não o administrador da Recer, o outro, tem pouco apreço pela política ou a democracia, a avaliar a forma como gosta de tratar a oposição. Também não aprecia o debate político e foge de qualquer ideia que implique uma ponderação mais complexa. Contenta-se em proferir alguns lugares comuns. O seu trabalho à frente dos destinos concelhios é desse deserto de ideias um belo testemunho. O dinheiro tem servido para algumas rotundas, uma ou outra avenida e muito circo. São a Volta a Portugal em Bicicleta, as Feiras Medievais, os Jogos sem Fronteiras, a Fiacoba com espetáculos que custam milhares mas têm ingressos de 1 euro, etc. Quanto ao resto impera a lógica de impostos elevados e o “investimento estratégico”, como o que aconteceu com o parque escolar, é feito sem lógica, coerência, ou tendo em conta os custos e a realidade futura.
As eleições do próximo domingo são uma oportunidade para alterar o rumo. Oliveira do Bairro precisa de um presidente da Câmara a TEMPO INTEIRO.

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário