19 de setembro de 2013

NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS





O grande regabofe da campanha eleitoral no nosso concelho tem amanhã, sexta feira, um dos seus pontos altos com a viagem seguida de almoço, beberete e espectáculo com comediantes e dança, oferecida pela Câmatra Municipal de Oliveira de Bairro aos séniores concelhios.

À custa do dinheiro público centenas de fregueses (só de Bustos deverão partir três camionetas) serão levados até Vila Faia onde, juntamento com o restante elenco artistico que animará a festa, estará o senhor presidente da câmara, devidamente preparado para o beija mão. Esta campanha de marketing politico e relações públicas que se realiza todos os anos à custa do orçamento municipal (por alguma razão pagamos um IMI tão alto)  foi desta vez antecipada (estava prevista para Outubro) para poder integrar a campanha eleitoral para a autarquia..

Num país onde os politicos mentem descaradamente, num país governado por gente que salta dos negócios para a política e da política para os negócios com a mesma facilidade com que tomam o café matinal, tudo é possivel, especialmente em tempo de campanha eleitoral. Perdeu-se a noção da vergonha e quem ocupa o poder não faz ideia do que é a ética republicana.
O caciquismo é feito destas “pequenas coisas” e assim se constroem as teias de dependencia dos cidadãos para com o poder. E não se pense que se trata de uma iniciativa exclusiva para os pobres ou mais necessitados do concelho. Não, a viagem, o almoço, o beberete, o espectáculo, a dança de sedução é para os séniores, ricos ou pobres tanto faz, que o importante são os votos. Um almoço com festa  e baile grátis incluido é bem mais eficaz do que uma caneta e um saco plástico oferecido na visita à feira.
Neste tempo de crise em que o poder politico nos assalta os bolsos todos os dias com impostos elevados chega a ser chocante ver a enormidade de dinheiro que o PSD está a gastar numa campanha que conta  com filmes, cartazes, canções, festas, beberetes e tudo o mais, e que até já incluiu uma visita do Primeiro Ministro. Para um partido sociologicamente maioritário no nosso concelho, tanto investimento, tão descarada manipulação e uso dos dinheiros públicos talvez queira dizer, afinal, que eles andam nervosos, inseguros e que tudo farão para manterem a maioria absoluta.

São vários os partidos que se apresentama sufrágio mas o PSD, há que o denunciar de forma clara, tem meios e métodos que lhe asseguram uma clara vantagem. A equidade, a democracia límpida e transparente fica para depois, talvez, quem sabe para o dia de São Nunca. Até lá segue a dança dos almoços que nunca são gratuitos. O de amanhã  será pago por todos nós.

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário