11 de setembro de 2013

1º MINISTRO E MINISTRO DA EDUCAÇÃO (re) INAUGURAM POLO ESCOLAR

Estávamos convencidos que o Polo Escolar de Bustos tinha sido inaugurado no dia da Freguesia,18 de fevereiro de 2013, como noticiámos AQUI.
Eis senão quando o Polo voltou a ser inaugurado, desta vez com a pompa e circunstância da presença do 1º Ministro da República, Dr. Passos Coelho e do próprio Ministro da Educação, Prof. Dr. Nuno Crato.
No plano formal e fazendo fé nas palavras do Sr. Presidente da CM, a inauguração apenas aconteceu hoje, como bem atesta a costumeira placa.

A notícia das inauguração só ontem foi divulgada, via facebook, mas, sobretudo, de boca em boca, não fosse o diabo tecê-las, dando tempo às usuais manifestações de desagrado.
Estas acabaram por acontecer, mas foram mantidas à distância, já que a zona envolvente foi vedada ao público em geral, incluindo os poucos e estupefactos bustuenses, que não gostaram nada de se ver arredados da cerimónia.
 
Já agora: terá a cerimónia algo que ver com o período de pré-campanha eleitoral para as Autárquicas, cujo ato se realiza no próximo dia 29?
Seja como for e apesar de reservada a convidados, não há memória de Bustos ter recebido a honrosa visita de tão ilustres membros do governo da República.

O Povo gosta, sente-se honrado e, apesar do contratempo, a visita ficará para a memória duma freguesia com os dias contados.
Dizia alguém do meu tempo que gente tão ilustre não vinha à nossa terra desde a presença do então Presidente Américo Tomás, no início dos anos 70, para inaugurar a Sotelha. Logo me veio à lembrança a fantochada das inaugurações desses idos da ditadura...

Ressalta-se a referência do 1º Ministro à excelência da escola, referência que manteve no diálogo mantido com alguns populares, postados no exterior do Polo, parece que por "razões de segurança".
Após a inauguração, a comitiva dirigiu-se ao Troviscal, outra freguesia a dar o último suspiro, para idêntico ato de (re) inauguração do seu Polo Escolar.
 
De há uns anos a esta parte a Educação parece uma paixão assolapada: faz-nos perder o bom senso e torna-nos capazes de tudo e mais alguma coisa para agradar à nossa amada.
 
oscar santos

Sem comentários:

Enviar um comentário