19 de julho de 2013

ORFEÃO EM VIAGEM CULTURAL




No passado dia 6 de julho, a Associação Orfeão de Bustos realizou a sua viagem cultural anual. Este ano visitou o distrito de Leiria, nomeadamente os concelhos das Caldas da Rainha e do Bombarral.
Chegados ao município das Caldas da Rainha, o local escolhido pela rainha D. Leonor para palco de desenvolvimento dos seus projectos, protegendo as artes e os artistas criando uma auréola que atravessou os séculos e que se mantém intacta nos dias de hoje, a Associação foi recebida no Parque D. Carlos I por uma funcionária do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Iniciámos a nossa visita pelo Museu do Ciclismo, um espaço expositivo que reúne peças relativas à história do ciclismo em Portugal. De seguida, passeámos pela bela cidade e contemplámos a arquitectura magnífica do Hospital Termal Rainha D. Leonor, imóvel proveniente, nas suas estruturas gerais, das obras fomentadas pelo Rei D. João V nas Caldas da Rainha, entre 1474 e 1750. Anexada ao Hospital Termal, visitámos a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, consagrada a Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor, inicialmente construída como capela primitiva do Hospital Termal. Saindo da Igreja Nossa Senhora do Pópulo e subindo a escadaria ficámos defronte do Museu do Hospital e das Caldas, edifício construído (provavelmente), em finais do século XVIII para servir de acolhimento à família real, durante a sua deslocação a estas termas. Prosseguimos com a nossa visita em direção à Praça da República, conhecida popularmente como a “Praça da Fruta” e onde foi possível comprar alguma fruta proveniente das terras férteis da zona. Entretanto, regressámos ao Parque D. Carlos I, que nos encantou pela sua beleza e frescura num dia extremamente quente de verão, para almoçarmos calmamente à sombra de frondosas árvores centenárias.
Deixando as Caldas da Rainha, num clima de alguma melancolia pelos momentos agradáveis que a Sra. Iolanda Araújo nos proporcionou, e partindo rumo ao município do Bombarral, mais propriamente à freguesia do Carvalhal, a comitiva Bustuense teve a oportunidade de visitar a Quinta dos Lóridos – Jardim Oriental Budha Eden. O Budha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Esta foi uma experiência inesquecível, pois neste local pudémos sentir o espírito da reconciliação, através da meditação e da comunicação, como forma de encontrar a paz e redescobrir a felicidade.
De regresso a casa, e passando pela Praia da Figueira da Foz, fizémos uma pequena paragem na Serra da Boa Viagem para um pequeno lanche convívio.
Não podemos deixar de agradecer a hospitalidade com que fomos recebidos no município das Caldas da Rainha.
No final do dia todos nos sentimos mais ricos com estes momentos de cultura e história que tivemos oportunidade de apreciar num dia bastante quente de verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário