5 de junho de 2013

BUSTOS DO CORGO - ANIMA III & RESCALDO. FALTA JACINTO DOS LOUROS?

O ANIMA está no calendário da quase extinta freguesia de Bustos. De futuro, a Festa continuará com outro nome e com outras modalidades, se a cadeira do poder for tingida com outra cor.
Alguns momentos da animação foram registados por Sérgio Pato. Fica a nota.

Mas a reflexão também teve o seu lugar.
O hall do edifício da Junta e da Assembleia de Freguesia tem o retrato (e muito justamente) do Dr. Manuel dos Santos Pato, figura destacada da Freguesia e Paróquia de Bustos que merece ser evocada como modelo de cidadania.
E o líder que pugnou pela criação da Freguesia de Bustos não é digno de compartilhar o local onde está o retrato do  Dr. Pato?

No momento em que, porventura, a “comissão liquidatária” está “acertar” a extinção da Freguesia, o retrato do mentor e obreiro da criação da Freguesia - Jacinto Simões dos Louros – deve estar no hall de entrada do edifício. É elementar.
Decerto que o Dr. Manuel dos Santos Pato não se sente bem sem a companhia do correlegionário e amigo.

Não se pode esquecer que antes de Jacinto dos Louros ter sido eleito Presidente da Junta da Freguesia de Bustos, em 9 de maio de 1920, foi o que calcorreou os trilhos até alcançar a publicação da Lei nº 942/1920, 18 de Fevereiro, que criou a autonomia administrativa do termo de Bustos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário