30 de março de 2013

VIA SACRA - POPULAÇÃO ADERIU, ELOGIOU E APLAUDIU A INICIATIVA

Rui Zink dizia, há uns dias, na televisão, que o riso e a religião acabam, de algum modo, por se tocar, na medida em que ambos são manifestações que evoluíram da transformação de medos em modos do Homem viver, muito para além do simples sobreviver. Concordemos ou não, o certo é que a religião ocupa um espaço estruturante na vida de muitas pessoas e as ajuda a suportar as suas próprias cruzes e os seus próprios medos.
Esta altura da Páscoa é, para os católicos, uma oportunidade cíclica de refundar (no seu sentido duplo de recriar, mas mais fundo ainda) os alicerces da sua fé em Cristo. O que o grupo de jovens "Pegadas" fez, nesta Sexta-feira Santa, foi precisamente isso - refundar a sua fé. Mas não foi só - com a natural implicação dos seus pais, das catequistas, da Comissão Fabriqueira, dos seus amigos, de empresas que colaboraram e de outros elementos da comunidade, de diversos sectores e "graus" de religiosidade, ajudaram a refundar, também, os alicerces da comunidade, levando-a a fazer um excelente exercício de trabalho cooperativo.
A Via Sacra representada foi planeada para ser desenrolada ao longo da rua Jacinto dos Louros, com início no Largo da Feira e fim anunciado para o interior da Igreja. Nas diferentes estações estavam preparados cenários com luz e sonorização adequadas (com a colaboração dos moradores), mas a chuva da estação primaveril não nos contemplou com essa sorte e toda a história acabou por se desenrolar dentro da nossa igreja, com a devida redistribuição dos seus espaços.
Numa encenação à qual todos reconheceram grande dignidade e qualidade, foram recriados os últimos momentos da vida de Cristo, com um manifesto cuidado nos trajes, na simplicidade dos textos, para que todos recebessem a mensagem, e no empenho dos aderecistas e atores.
A celebração foi encerrada com a intervenção do Padre Arlindo que enalteceu o trabalho desenvolvido pela comunidade, muito em especial pelas catequistas e seus pupilos.
Depois da componente litúrgica e do trabalho concluído, as conversas fluíram - os risos voltaram, sinal que os medos foram completamente dissipados.

A lista de agradecimentos que se segue, da responsabilidade da organização, ilustra bem o caráter abrangente do projeto.
"Estiveram presentes cerca de 100 participantes entre figurantes e personagens principais, entre os quais, os jovens, as crianças e adolescentes da catequese, os seus pais assim como as catequistas.

Por fim, queremos agradecer

- ao Sr Padre Arlindo,

- à Fábrica da Igreja,

- à toda a catequese, às crianças, adolescentes, jovens e aos seus pais, assim como a todas as catequistas pelo empenho e dedicação

- à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro,

- à Junta de Freguesia de Bustos,

- ao Instituto de Promoção Social de Bustos, Colégio Frei Gil,

- à Padaria Espiga D’Oiro, à Padaria Sobreiro 91, à Padaria Quatro Avenidas

- à empresa Canto Novo da Palhaça e aos seus funcionários Paulo Brites e Isabel Brites que prepararam todo o vestuário.

- a todas as pessoas convidadas para a marcação das estações na rua

- a todos aqueles que direta ou directamente ajudaram para que esta actividade se pudesse realizar.

A todos muito Obrigado."
 




Sem comentários:

Enviar um comentário