4 de março de 2013

ADERCUS [SERENA] NO PÓDIO EM COIMBRA



Decorreu no sábado de manhã, em Coimbra, no Parque da Canção, a edição de 2013 dos campeonatos nacionais de corta-mato curto para seniores e o campeonato nacional de veteranos. Estiveram também em disputa os nacionais escolares e universitários, nos quais a ADERCUS teve no pódio dois atletas, representando as respectivas instituições escolares.
 No campeonato nacional de corta-mato, da versão curta, cuja distância é de 4.000m, a ADERCUS contou com o contributo de Sara Carvalho, que foi a 9ª classificada, Joana Nunes 10ª, Elisabete Azevedo 22ª, Carina Marques 26ª, Mónica Simões 29ª, e Rute Silva 42ª.
Pódio Sénior feminino cross curto, 1º Sporting CP, 2º UD Várzea, 3º ADERCUS
Mesmo sem contar com Carla Martinho, que mais tarde se sagrou campeã nacional de veteranos, a equipa voltou a subir ao pódio, tendo conquistado o 3º lugar, atrás do Sporting CP, que foi a equipa campeã nacional, e da União Desportiva da Várzea, de Felgueiras, a vice-campeã.

Quanto ao desempenho individual das atletas, Sara Carvalho se apresentava como a atleta mais cotada da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro, desde cedo que assumiu um lugar entre as dez primeiras atletas. Tendo entrado na reta da meta no 8º lugar, mas no sprint final perdeu um lugar para Catarina Gonçalves (UD Várzea). Joana Nunes realizou uma prova mais cautelosa e foi conquistando lugares progressivamente, tendo chegado ao 10º lugar, que foi o melhor da sua carreira desportiva. Elisabete Azevedo, a recuperar a sua forma nas últimas semanas, após uma doença, realizou uma prova regular, demonstrando subida de forma face ao seu desempenho uma semana antes, no campeonato das Beiras, disputado em Vagos. Carina Marque foi a atleta que fechou o quarteto de atletas pontuáveis para o campeonato, tendo conquistado vários lugares na segunda metade da corrida, que se demonstraram fundamentais na altura de fazer as contas da pontuação final de cada clube. Destaque ainda para a classificação da jovem Rute Silva, que foia 13ª classificada, entre as atletas sub-23.
Carla Martinho
 Na última corrida, disputou-se o campeonato de veteranos, no qual Carla Martinho manteve um duelo durante toda a prova com Elisabete Lopes (NA Taipas), tendo-se superiorizado na reta da meta, para conquistar o título com uma vantagem confortável sobre a meta.
Daniel Moreira
 No campeonato escolar, Daniel Moreira, aluno da Escola Secundária com 3º Ciclo de Anadia, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis, após uma prova discutida até aos últimos metros por um quarteto de atletas.
 Nos iniciados, Beatriz Rodrigues, aluna do Instituto de Promoção Social da Bairrada, foi a 8ª classificada, sendo de realçar que em 2014 irá correr ainda no mesmo escalão.
Sara Carvalho
 Sara Carvalho, representando o Instituto Politécnico do Porto, foi também a 3ª classificada do campeonato Universitário, uma semana após ter conquistado o título de campeã de 3.000m, em pista coberta.
 Segue-se no próximo domingo a disputa de mais um campeonato, que decorrerá em A-dos Cunhados, Torres Vedras, que será o nacional de corta-mato longo para seniores, juvenis e juniores, no qual a ADERCUS estará presente também com os atletas mais jovens, num corta-mato extra-campeonato.
(ADERCUS)

Sem comentários:

Enviar um comentário