11 de março de 2013

ADERCUS 3ª EQUIPA NACIONAL DE CROSS LONGO



 9º corta-mato de Oliveira do Bairro – Dia 17 Março (domingo)



O jardim de Alcabrichel, de A-dos-Cunhados, em Torres Vedras, foi o palco dos campeonatos nacionais de corta-mato de juvenis, juniores, e da versão longa para seniores, nos quais a ADERCUS voltou a marcar presença no pódio.
Integrado no evento, foi disputado também um corta-mato para os escalões mais jovens, e Sofia Almeida foi a primeira atleta bairradina a subir ao pódio, tendo conquistado a vitória na prova de benjamins B.
Seguiram-se os Infantis, com classificações idênticas para Miguel Matos e Luana Ferreira, que cortaram a meta no 4º lugar. Beatriz Rodrigues foi outra das jovens em destaque que foi a 5ª classificada Iniciada.
No campeonato nacional de juvenis, Daniel Moreira foi o 5º classificado, tendo perdido o lugar no pódio já com a meta à vista. Após ter percorrido a maior parte da prova de 5.000m no 3º lugar, e quando já nada previa outro desfecho para a sua prestação, sofreu uma dor muscular nas costas, provocada pela irregularidade do percurso, e foi alcançado por dois atletas perseguidores, que o superaram já na reta da meta. No final, o desânimo foi marcante para o jovem atleta, que uma semana antes se tinha sagrado vice-campeão nacional escolar, mas que pela frente terá a possibilidade de discutir muitos outros lugares de pódio.
No campeonato nacional absoluto de corta-mato longo feminino, a ADERCUS voltou a subir ao pódio, mais uma vez em 3º lugar. A vitória foi conquistada pelo Maratona Clube de Portugal, seguido pelo Sporting Clube de Portugal.
Para mais uma subida ao pódio da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro, contribuíram Sara Carvalho, 11ª classificada, Carla Martinho, 12ª, Joana Nunes, 16ª, e Elizabete Azevedo, 17ª. A coesão das quatro primeiras atletas da equipa, que foram as pontuáveis, permitiu mais uma subida ao pódio confortável sobre as restantes equipas. Não pontuando directamente, mas nalguns casos, diminuindo a pontuação das atletas das equipas que lutavam com aspiração também ao pódio, estiveram em competição Carina Marques, que cortou a meta no 27º lugar, Mónica Simões, 29ª, e Rute Silva, 34ª e 5ª na classificação de Sub-23.


Com esta prestação, a equipa da ADERCUS fez o pleno nas três competições nacionais que tinha como objectivo mais alto para a presente temporada, tendo sido a 3ª melhor equipa feminina de Portugal na estrada, no corta-mato curto (4.000m) e no longo (8.000m).

Encerramento do ciclo de inverno

Segue-se já no próximo domingo, dia 17 de Março, a disputa do 9º corta-mato de Oliveira do Bairro, no qual as gentes bairradinas poderão apreciar ao vivo a qualidade das atletas que tão alto têm levado o atletismo aveirense. Uma semana após, a 24 de Março, será encerrado o ciclo de competição invernal, com a disputa dos distritais de estrada, no Grande Prémio de Atletismo do Clube Desportivo de Campinho, em  Albergaria-A-Velha.
(ADERCUS)





Sem comentários:

Enviar um comentário