18 de março de 2013

9º CORTA-MATO DE OLIVEIRA DO BAIRRO (17 Março 2013)




A pista de corta-mato do lugar da Serena, em Oliveira do Bairro, foi o palco do 9º corta-mato, prova que pautou pela qualidade dos atletas participantes. Destacaram-se os atletas sportinguistas, com dobradinha no sector masculino e feminino, na corrida de seniores. Nos escalões mais jovens, as vitórias foram distribuídas pelos clubes presentes, mas o clube anfitrião, a ADERCUS, foi quem mais atletas teve no pódio.

Após uma noite de chuva intensa, a pista apresentou-se encharcada, com zonas de lama, valas de água, que se misturaram com outras de excelente regularidade de piso, fruto de um trabalho prévio que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro levou a cabo, nas vésperas da competição. Apesar do aspecto enlameado, os atletas foram unânimes em gabar o corta-mato, que disputado já sem chuva, lhes fazia lembrar os crosses britânicos, de que se fala nas histórias clássicas do atletismo.

 A competição teve início às 9:30h, com a prova para o escalão de infantis, que englobou os masculinos e femininos, tendo sido o primeiro dos vencedores o jovem João Pedro, da ADREP, clube da Palhaça, do concelho de Oliveira do Bairro. No sector feminino, a vitória sorriu a Mariana Oliveira, dos Serviços Socias dos Trabalhadores do Município de São João da Madeira (SSTSJM).
Pódio Seniores Femininos
 AntónioMota(Presidente ADERCUS), AnáliaRosa 2ª, Clarisse Cruz 1ª, SaraCarvalho 3ª, e DanyTavares(GrupoTavares)

 Nos iniciados, Pedro Nadais, do Arada Atlético Clube superiorizou-se já nos últimos 500m de corrida à concorrência, para levar de vencida mais uma corrida. Beatriz Rodrigues, da ADERCUS, foi a vencedora feminina, tendo dado o mote para uma série de vitórias alcançadas pelos seus colegas que correram a seguir.

 Daniel Moreira, da ADERCUS, brindou o público bairradino com mais uma vitória folgada, e no sector feminino, subiram também ao pódio um trio de colegas de equipa, tendo Maria Baptista sido a vencedora.

Nos juniores, David Silva, do Clube de Campismo de S. João da Madeira, foi o vencedor, tendo assumido a liderança da corrida desde os metros iniciais, enquanto a benfiquista Jéssica Matos cortou a meta com apenas 3 atletas masculinos à sua frente, deixando a 2ª classificada a grande distância.

Os atletas de mais tenra idade, até aos 10 anos, do escalão de benjamins, também tiveram a sua corrida, de 500m, percorrendo meia-volta pequena do percurso, e Sofia Almeida (ADERCUS) foi a vencedora absoluta do escalão, tendo batido mesmo os atletas masculinos e por uma margem considerável, tendo sido vencedor o vaguense Gabriel Martins (GRECAS).

Às 10:45h em ponto, foi dado o tiro de partida para a corrida principal do sector feminino, que englobou seniores e veteranos, na qual as mulheres da ADERCUS tiveram a oposição da olímpica Clarisse Cruz (Sporting CP) e de Anália Rosa (Maratona CP).

Na primeira de quatro voltas grandes ao percurso, de 6.450m, seguia na frente um quarteto de atletas da equipa da casa, composto por Sara Carvalho, Carla Martinho, Joana Nunes e Elizabete Azevedo, que acompanhavam as cotadas atletas dos dois clubes lisboetas.

À segunda volta, a diferença entre as atletas começou a marcar-se, e Clarisse isolou-se na companhia de Anália, para já à entrada para a última volta, a atleta do clube de Alvalade iniciar uma tentativa de se isolar, que veio a conseguir, tendo cortado a meta com 12 segundos de vantagem. 

De salientar que Anália Rosa, a 2ª classificada, também é uma atleta do concelho de Oliveira do Bairro, da vila do Troviscal, e que iniciou a sua carreira desportiva na ADERCUS, mantendo-se aos 37 anos ainda na alta-competição, sendo ainda uma referência para todos os jovens atletas do concelho.

O pódio de seniores femininos foi completado por Sara Carvalho (ADERCUS), seguida de mais 5 companheiras de equipa, até ao 9º lugar. Entre elas, apenas se classificou outra atleta bairradina, que foi Carla Santos (ADREP), 7ª classificada, e melhor sub-23.

Nos veteranas, Maria Pinho, do GRECAS, de Vagos, foi mais uma vez a melhor, tendo cortado a meta no 10º lugar da classificação geral.
Pódio Seniores Masculinos 
António Mota (Presidente ADERCUS), Carlos Silva  2º, RicardoMateus 1º, VitorOliveira3º, e MárioJoão (Presidente CMOB)
Pelas 11:20h, os seniores e veteranos masculinos correram 9.630m, disputados em 6 voltas grandes ao percurso, prova na qual os sportinguistas Ricardo Mateus e Carlos Silva mostraram desde início que estavam em Oliveira do bairro para vencer.

Vitor Oliveira (Maia AC), Leonel Fernandes (Campismo), Hugo Pinto (RB Running), entre outos, tentaram o que puderam para acompanhar os atletas leoninos, mas apenas o atleta do clube da Maia teve argumentos para esgrimir até à última volta.

No fim, Ricardo Mateus foi mais rápido que Carlos Silva, estreando-se como vencedor na prova de cross bairradina. Vitor Oliveira vendeu cara a derrota e foi um brilhante 3º classificado, enquanto o valecambrense  António Fernandes (ACR Vale Cambra) foi o melhor dos atletas veteranos.
(ADERCUS)

Sem comentários:

Enviar um comentário