30 de dezembro de 2012

O PARQUE AZUL.VERDE.VERMELHO. "Parque do Corgo" vai desaparecer.











PARQUE AZUL 







PARQUE LARANJA
  
             
                                     
 PARQUE VERMELHO                              PARQUE VERDE



AF Dia 28-12-2012. 20 horas.                                                

Público: 8 pessoas.

Duarte Novo (CDS), presidente da Junta de Freguesia (JF), procedeu à leitura das atividades realizadas.

Regina Alves (PSD) perguntou ao presidente sobre o  Parque do Ribeirinho, que medidas irão ser tomadas; sobre as obras que estão por acabar no lavadouro da Póvoa; e sobre a falta de sinalização junto ao Café Pião (Azurveira).

Plácido Carriço (PSD) acha que o futuro do Parque do Ribeirinho será o abandono pela população, e recomenda que a JF não deve fazer grandes investimentos.

Manuel Romão (CDS), informa que brevemente a Rua das Indústrias, vai ser sinalizada. Promessa da CM, e entende que o Parque do Ribeirinho deve ser arranjado.

Esclarecimentos do presidente da JF (CDS)

Sobre o futuro do Parque do Ribeirinho:
O terreno foi oferecido para ser um espaço de lazer e aprovado em AF, por unanimidade ,”os deputados tem memória curta”, aréa de 2000 metros quadrados, o deputado João Pedreiras (PS) está a fazer um estudo, para o que se poderá fazer no mesmo.

Sobre o Lavadouro da Póvoa:
As obras do lavadouro vão ser concluídas.

Sobre o terreno que foi da D. Lila:
O terreno da Lila  é da responsabilidade da CM. Haverá obras em 2013?

INTERVENÇÃO DA ASSEMBLEIA e do Pr. da JF

Manuel Romão (CDS) todos os Pais dão nomes aos filhos referindo-se  ao ainda Parque do Corgo.

Manuel Pereira (CDS) sugeriu dois nomes: Azul ou Parque d'A Vila.

Relativamente ao Parque do Ribeirinho, todos os deputados apresentaram muitas ideias para embelezar o espaço.

João Pedreiras (PS), sobre o Parque do Ribeirinho, acha que poderia ser um  Parque Multiusos, para espetáculos ao ar livre … e aproveitar a água existente.

Duarte Novo (CDS) prometeu para breve, o nome do "parque da junta".

David Arroz (PSD) - faltam projetos, ideias e soluções, para o ano de 2013 e qual solução para a Feira?

João Pedreiras (PS)  entende que se deve acabar a mesma ou mudar de sítio.
O presidente da JF (CDS) referiu em 2006 que o valor do terreno da feira  seria 600.000 euros, e que para futura solução se deveria auscultar os nossos vizinhos da Mamarrosa e Troviscal.

Manuel Romão (CDS)  tem muitas dúvidas, pois em Bustos,  a Feira é igual ao Bairro Económico -  sem solução à vista.

TOPONÍMIA -  BEM ENTREGUE
Rua Diógenes Vidal  - nome de rua junto ao IPSB. Aprovado por unanimidade.

CTT - para breve solução, promessa da administração, comunicada ao Pr. da JF, esperar como S. Tomé. (nota marginal: A privatização acontecerá em 2013, se nada de anormal acontecer; pelo que «urge libertar» rapidamente a estação dos CTT de Bustos. A Bem do p'oguesso, não é?)

Regina Alves (PSD) propôs que se organizasse dossier sobre a Feira e sobre o Bairro Económico, para encontrar a possível solução.

Plácido Carriço (PSD) em resposta ao deputado Manuel Romão (CDS) questionou: o bairro económico do Troviscal, com as suas Mansões,… se elas seriam para pobres?

Orçamento para 2013, aprovado. Com duas abstenções: Regina Alves (PSD) e Plácido Carriço (PSD).

A encerrar os trabalhos, Duarte Novo (CDS), presidente da JF e Áurea Martins (PSD – independente), Presidente da AF, cada um na sua vez, desejaram a todos os Bustuenses um feliz ano.
reportagem de sérgio pato
___________________________________________________


 Ainda a Assembleia de Freguesia de Bustos
 Editam-se observações pontuais, com origem identificada. 

João Pedreiras (PS) acha irrelevante o aproveitamento das águas que dão nome ao espaço e, apesar de ainda não ter feito o projeto, é possível aproveitar o declive existente no terreno doado para construir um pequeno anfiteatro para espetáculos ao ar livre. Considerando, tal como o entendi, que aquele parque poderá ser algo fluído entre o espaço público e o privado, algo que o futuro parque a denominar não tem .
Plácido Carriço [PSD] considera mau investimento construir o parque no terreno doado com esse fim, esquecendo ter aprovado a medida em A.F. Apresentou como principal argumento a conjetura económica e o abandono que, após terem sido construídos, são votados em muitos lugares do concelho.
Em relação ao “Bairro Económico” congratulou-se como a sua não edificação, visto temer que viesse a ocorrer o mesmo que no Troviscal. Os lotes vendidos a 10.000€ tinham 120 metros quadrados, ou seja, as dimensões para construir uma mansão e os compradores dificilmente têm dinheiro para construir. Convenhamos, assim considerado o bairro está longe de ser social.

Relativamente ao nome do parque, parece (?) que o executivo da freguesia espera a sua finalização para o batizar. O colorido título deriva de um neto do M. Pereira assim o ter designado. Coisas de crianças! Como deve ter constatado o parque é predominantemente azul.
Aflorou-se a situação dos C.T.T. de Bustos e a continuação da indefinição negocial.
Quanto à Feira, parecem ter sido os herdeiros, ou aqueles que estão mais presentes, a pedir, há seis anos uma avaliação justa para a expropriação do terreno, segundo a qual o preço por metro quadrado é de 36€ (muito distante dos cento e muito que pediam. Parece que, a Câmara ficou de fazer uma segunda avaliação do terreno com vista a uma eventual expropriação.
(notas d.a.i.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário