20 de outubro de 2012

FEIRA DE BUSTOS - 76 anos depois


A 19 de Outubro de 1936 era inaugurada a Feira de Bustos, equipamento social criado com a prata da casa, na tentativa de angariar  $$, (hoje €€), em resposta a uma provocação de Álvaro Marques (Palhaça) a Manuel Simões Micaelo Junior, em sessão do Conselho Municipal (in Jornal da Bairrada).
Os antes imediatos da inauguração são seguidos pelas luzes de Vitorino Reis Pedreiras e da acta da autarquia de então.
..............
escutemos Vitorino Reis Pedreiras
1936,  Outubro – "Dia 11[Domingo] – No Centro Recreativo de Bustos (1)

Estive hoje no Centro recreativo onde fora convocado o povo desta Freguesia par o incentivar a auxiliar  a nova feira que vai ser inaugurada no [próximo] dia 19, no Sobreiro, fazendo-lhe lembrar as vantagens que ela nos oferece e criar o engrandecimento da nossa terra. Nestes termos o presidente da [Comissão Administrativa] da Junta [de Freguesia], … Hilário Costa e eu por fim".
 (fim de citação)

Nesse dia 11 (domingo), acontecera a primeira reunião do mês da Comissão Administrativa (2) da Junta de Freguesia de Bustos a qual deliberou “encomendar impressos para reclame da Feira de Bustos e proceder a arrematação para tal efeito para o que se fazem afixar os respectivos editais.” e “tomar de arrendamento um terreno contiguo ao terreno do mercado a realizar no próximo dia dezanove do corrente mez para ampliação do dito mercado a Rosa Ferreira Martins do logar do Sobreiro, pelo praso de seis mezes e pelo preço de trinta escudos” [15 cêntimos].

Regressando a  Vitorino Reis Pedreiras:  

1936, Outubro, "Dia 13 [terça-feira] – Trabalhando na Feira

Andei hoje a ajudar a fazer a terraplanagem para a nova feira." (…)
1ª sede da junta de freguesia de Bustos, já demolida, em nome do p'ogresso

1936, Outubro – "Dia 19 [segunda-feira] – A Inauguração da Feira de Bustos

A nova Feira
Ei-lo, o dia em que se vai inaugurar a nossa feira que já tanto trabalho tem custado. Levanto-me cedo, vou despertar os meus companheiros da lida e parto apressado para o campo da feira. Encontro já de pé o Manoel Vieira e vamos começar a conclusão dos trabalhos que na véspera não tinha havido tempo de concluir.
A manhã começa a delinear e o meu coração palpita ansiosamente, por essas horas que vão decorrer de onde pode vir o triunfo da obra iniciada, ou da sua morte.

Os meus ouvidos estão atentos para ver se ouço o trepidar dos carros [de bois],o buzinar dos automóveis e das camionetas. Em vão escuto, e de repente começam a surgir carros, automóveis e transeuntes, dando assim, expansão à minha expectativa. De repente, os homens encarregados das marcações dos lugares são impotentes para localizar todos os feirantes. Ao romper da aurora, ressoa uma salva de vinte e um tiros, que nos faz vibrar de alegria. Os feirantes, cada vez mais, até que os alojamentos, barracas e mesas se esgotam, ficando muitos deles no chão. A feira de cereais está repleta e fazem-se – largas transacções, porém nos suínos há menos animação, mas ainda assim está regular.

Meio dia. Música já no coreto, depois de ter dado entrada em Bustos no Centro Recreativo, deliciando os ouvintes, com as peças do seu reportório. Vê-se no campo da feira toda a espécie de objectos para a qual ela foi destinada, só menos tamancos.
No entanto, as  transacções são ainda em pequeno número,devido ao povo que está ocupado em outros negócios.

Duas hora, está a feira no seu apogeu, e eu olho embevecido para essa obra que eu contribui para que se realizasse, e sinto-me feliz por ver o nosso trabalho coberto de triunfo. Os feirantes mostraram ar de contentamento pelo negócio e perspectiva ou já feito. O resto da tarde decorre numa animação extraordinária, e a feira prolonga-se até à noitinha, onde os Jazz Galitos e Floresta mimoseiam os ouvintes com os seus acordes musicais.
foto tirada na Costa Nova. 
(há pelo menos dois exemplares desta imagem, um deles está na posse de Ana Vieira)

Sobe ao ar a última descarga de fogo dando por terminada a jornada triunfal deste dia".

Bustos, 76 anos depois.
O  aniversário da Feira continua esquecido. 

 porque hoje é sábado (dia 19) a animação da noite  "está" bem entregue ao Dancing Night, em nome do santo descanso institucional. 

sérgio micaelo ferreira
.......
(1) Vitorino Reis Pedreiras, Memórias de Outros Tempos, 1996. Pg.s 51 e 52.
(2) A Comissão Administrativa estava constituída por 
Presidente – Manoel Simões Micaelo Júnior
Vogais – Manuel dos Santos Vieira e Manoel Simões Aires Junior
Secretário interino – Herculano Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário