8 de setembro de 2012

OLIVEIRA DO BAIRRO - ASSEMBLEIA MUNICIPAL - AGREGAÇÃO DE FREGUESIAS FICOU EM ÁGUAS DE BACALHAU... AMEAÇA DE PROVIDÊNCIA CAUTELAR - PJF* TROVISCAL

 PJF* TROVISCAL - Presidente da Junta de Freguesia do Troviscal.
...


Paços do Concelho, assembleia municipal, 7-9-2012, 20 horas.

Manuel Nunes (dr.), presidente da assembleia municipal, coadjuvado por Gilberto Rosa e Inês Pato, abriu a sessão extraordinária.

Presentes:



presidentes de juntas de freguesia;
deputados  dos vários quadrantes políticos;
comunicação social e algum público.  



Inês Pato informou que o prazo limite para entregar à comissão técnica em Lisboa a proposta de “anexação” de freguesias termina no dia 15 de Outubro (segunda-feira).
 PROPOSTA

O presidente da assembleia recebeu uma proposta - e única - do deputado municipal do PSD, Carlos Viegas, onde propunha a junção das freguesias Palhaça, Bustos e Mamarrosa; A junção das freguesia do Troviscal e de   Oliveira do Bairro; A freguesia de Oiã permaneceria com os atuais limites.

Carlos Viegas (PSD) fundamenta a proposta com a longa experiência autárquica de 28 anos na sua freguesia - Troviscal - e em Oliveira do Bairro.
  
IntervençÕES

 Jorge Grangeia (CDS), Bustos – a proposta não é coerente, falta alguma base.

Armando Humberto(PS) – Contra a proposta.

André Chambel (CDS), líder da bancada, achou que a sugestão, é válida com algumas alterações, e que Carlos Viegas não é pau mandado de ninguém, pensa por sua cabeça, referindo-se a um comentário de Acácio Oliveira (PS).
  
Presidente da freguesia de Bustos, Duarte Novo (CDS), é totalmente contra a agregação de freguesias no Concelho. E questiona: na proposta de Carlos Viegas (PSD) onde está o bem-estar das populações?

Adelino Cruz (CDS), presidente da freguesia do Troviscal visivelmente aborrecido, ameaçou com uma providência Cautelar nos tribunais para travar o processo de agregação. Autarca desde 1980 não está disposto a trair as suas gentes.



Presidente da Câmara (PSD) não concorda com a lei mas é uma lei para se cumprir.

Sergio Pelicano (PSD), Palhaça: deixem-nos estar como estamos.

Carlos Viegas afirma: a proposta é minha e não do partido.

André Chambel (CDS): se houver muitos concelhos, que discordem das anexações com o tempo, as competências etc.,  existe sempre uma esperança que alguma coisa mude.

Acácio Oliveira (PS), mea culpa: não quis ofender com o «pau mandado».

Armando Humberto (PS): cada cabeça, dentro do partido é livre de expressar a sua opinião.

Rosalina Filipe (PS) tem sérias dúvidas, sobre os cadernos eleitorais. Questiona: e o recenseamento como será?
  
Presidente da junta de freguesia de Oliveira do Bairro está solidário com todos os seus colegas de juntas de freguesia.
  
Gladys de Carmen (PSD), Bustos, considera que o Concelho de Oliveira do Bairro é uma equipa vencedora e em equipas vencedoras os treinadores não mexem. Bustos é a terceira freguesia  mais importante, deve ficar como está.

Nuno Barata, líder da bancada PSD, partilha com as populações do concelho,  repudia esta lei absurda.  É a favor da manutenção da respetivas seis freguesias.

Secretário da junta de Freguesia da Mamarrosa, Luís Carvalho, quer manter independente a freguesia da Mamarrosa.

Inês Pato apelou ao bom senso a todos os deputados e apelou que se entendessem. «Deixem as politiquices de lado, pois vamos todos ser responsabilizados, pelo que vier a acontecer como diz o povo (a culpa não pode morrer solteira)».

A sondagem pedida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro custou 2.000 euros, palavra do seu presidente.
 Conclusão
Todos os deputados intervenientes estão em sintonia – excetuando o proponente. O Concelho não deveria ser mexido. As dúvidas sobre a agregação de freguesias permanecem.
 FECHO DA SESSÃO Extraordinária
O presidente da assembleia municipal agradeceu o trabalho desenvolvido por todos para o esclarecimento das populações, faltou só a pior … tomar a decisão final. Deixou um apelo para que todos se entendam.
Espero que esta mensagem tenha sido entendida.
.................................
 Obs. Perante o apelo, cabe perguntar… haverá outra sessão extraordinária?

sérgio pato

Sem comentários:

Enviar um comentário