22 de setembro de 2012

BUSTOS – ÁGUEDA. Uma ligação columbófila, via Carlos Fontes - Hernâni Marques. QUE BLOCO SALGADO



Quem passeasse seus ouvidos por ali
 só ouvia conversa sorridente.
Mia Couto (1)


Hernâni Marques (Águeda). Interlúdio de viola (violão, no Brasil)

Era dia de Fígaro.
Era momento de dar a volta ao mundo das coisas de ontem e de hoje.
A conversa adornada com sotaque paulista desliza ao ritmo suave das águas pelos meandros do Águeda enquanto o cabelo era capinado à velocidade de autódromo.

As surpresas surgiam em queda de açude, pinceladas com mais um dito, quantas vezes importado das terras de vera cruz.

Jazzes Fado Ranchos Viola Pombos Canto, etc. discorriam aleatoriamente pela amena cavaqueira adentro que sabiamente aplainada bem se podia encaixar em programa de Vitorino Nemésio, o «se bem me lembro»,… tiradas as devidas proporções.

Na minha memória ainda as vejo dispersar, 
ganhar altura e circular o estádio das Antas, 
como que a esperar por todas as[pombas] companheiras. 

Duas ou três voltas dadas e lá partiam alinhadas 
na direção de casa...para a Bairrada...para Bustos’ 


Carlos Fontes, de Bustos   (participação de sérgio pato)

E seria a columbofilia a aproximar Hernâni Marques (Águeda) de  Bustos, através de outro aficionado com doze anos de dedicação às suas pombas: Carlos Fontes, que por impossibilidade de conciliar horários, teve de desativar o seu pombal… Com desgosto.

Bustos do futebol já constava do arquivo das recordações de Hernâni Marques.  Quando o “União” jogava com o Recreio Desportivo de Águeda no velho campo da Venda Nova, via-se “uma largada de pombas”. «que causava estranheza» Por certo seriam de Evaristo Pinto… A deslocação da equipa de futebol servia para dar treino às pombas e aproveita-se para fazer o serviço de carteiro. Neste caso, a anilha trazia mensagem com más novas desportivas, pois o Bustos perdeu.

Profundo conhecedor da arte de preparar campeões, columbófilo em continuum desde os 14 anos, mesmo no Brasil, para onde emigrou em 1961, mantém pujante a sua dedicação columbófila.
Os feitos dos seus “campeões” chamaram ao bula-bula “o método daviúva” de Evaristo Pinto, trazido ao NB pelo seu filho Franklin Pinto.

O pombal de Hernâni Marques pela diversidade dos países da proveniência dos seus mais de duzentos locatários bem pode apelidar-se de mirante de babel. Quanto ao se valor monetário … não adianta números, mas … “uma pipa de massa”, lá isso custou.

Além do método da viúva, Evaristo Pinto (…) tinha outro segredo,  várias vezes observei a ingestão forçada de um suplemento alimentar, o óleo de castor dado através de conta-gotas’.
(Franklin Pinto)


Ainda no Brasil, Hernâni Marques também aplicava em suplemento alimentar inicialmente produzido apenas para os seus pombos. Mais tarde, decide produzir para comercializar (diretamente) o produto «imprescindível para a boa saúde dos pombos», conhecido por QUE BLOCO SALGADO aqui . Sobre o seu produto, Hernâni Marques garante ser «mais económico»

Dói-lhe quando algum pombo não regressa ao pombal. E quantas vezes  desconhece as causas do seu desaparecimento.

Graças a os “Carlos Fontes” e aos “Hernâni Marques”, a columbofilia será o segundo maior desporto praticado em Portugal, logo a seguir ao futebol, segundo COLUMBÓFILIA aqui

*

Breves
sobre … Carlos Fontes.
de Bustos, 42 anos.
Columbófilo durante 12 anos
Segundo nível de treinador da UEFA.
Treinou
  - União Desportiva de Bustos - em todos os escalões de formação

- Oliveira do Bairro Sport Club – Juvenis (4 anos); Juniores (1 ano).

sobre … Hernâni Marques
natural de Águeda, 76  anos
Empregado metalúrgico em Águeda antes de emigrar para o Brasil em 1961, onde se manteve até 1997.
Foi empresário metalúrgico no Brasil onde fazia serviço de galvanoplastia. Como curiosidade, já cumpria as noemas de proteção ambiental, pois tinha já estação de tratamento que cumpria os requisitos legais.
Das suas ocupações pós laborais:
Para além de columbófilo, barbeiro de fim de semana desde os 16 anos, temos 
. vocalista do ‘conjunto Regional do Cabo’ (Assequins),
. viola na orquestra do Rancho Regional do Cabo.
No Brasil cantou o Fado, entrou em shows emitidos pelo canal da TV TUPI, animou eventos em associações, ou privados, foi cofundador e ensaiador do Rancho Tricanas de Coimbra (em Santos, Brasil).
Em ‘Águeda’, na  barbearia (Centro Comercial Koala), a viola lá está à mão pronta a ser dedilhada (figura). Ainda estão “presentes” os momentos musicais, do duo – Engº Neftali Sucena (voz) e Hernâni Marques (viola), a preparar o apetite para a refeição do meio-dia.   
*
 Agradecimento
.ao Sr. Fernando Brinco (Águeda) por ter cedido uma relíquia do seu abundante espólio de arquivo fotográfico;
  .a Sérgio Pato por ter trazido o columbófilo Carlos Fontes à janela do NB e poder abrir a porta da “geminação” columbófila Bustos - Águeda.  
sérgio micaelo ferreira
_______________ 
(             (1)   Mia Couto, Cada Homem é uma Raça, (Sidney Poitier na barbearia de Firipe Beruberu),   p.150, Editorial Caminho, 4ª edição, 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário