18 de agosto de 2012

À volta da VOLTA

A nossa Câmara continua a apostar na Volta a Portugal. E o NB continua a ser convidado a ir ao circo, instalado no bonito espaço exterior dos Paços do Concelho.
Já andámos à volta dela, pelo menos por AQUI e por ALI.
O que mais nos atraiu na partida da 2ª etapa da 74ª Volta foram os gémeos Gonçalves, da equipa Onda/Boavista.
O José, campeão nacional de contra-relógio/2012, tem o dorsal 33; o Domingos veste o 37. Têm 23 anos e nasceram em Barcelos, que o norte continua muito agarrado às tradições dum desporto verdadeiramente popular e participativo.
Desafiámo-los a ir trocando de dorsal ao longo das etapas, consoante as aptidões de cada um e o interesse do simpático e popular Boavista. Afinal, eles são a cara chapada um do outro e os comissários da Volta pode ser que não dêm pela marosca. E se derem, a malta até lhes perdoa, que em tempo de crise vale tudo menos tirar olhos.

As cores do circo atraem multidões e as ofertas abundam, mesmo que o leitão assado do nosso Fernando Caldeira e o espumante bairradino só tenham adoçado a boca aos participantes da Volta e aos convidados. Como devem compreender e apesar dos gastos municipais, ainda não chegámos à Madeira.
E por falar em cores:
enquanto a miudagem se ficou pelos insufláveis,

os amigos americanos continuam a fazer vida de ricos. 

 
Mas o espetáculo não se ficou pela partida da Volta com as beldades do costume...

nem pelo cortar da fita pelo Presidente da nossa senhora Câmara.

Nem pelas homenagens ao Joaquim Gomes, que agora é diretor da Volta e ao brasileiro Cássio Freitas, ganhadores de voltas passadas, quando vestiam as cores da Recer/Boavista de boa memória. E se o NB não registou o momento foi porque a essa hora eles não estavam de volta do leitão de Bustos. A Volta tem destes percalços e há furos que escapam a alguns corredores.

Para animar ainda mais a festa, este ano o programa da RTP - Verão Total mudou-se para o espaço fronteiro à biblioteca municipal.
Podem ver tudo no sítio do canal 1. Mas apressem-se, antes que a governação também a venda ao desbarato.
(clicar na imagem para ver o vídeo)

O programa abriu com os Cantares Populares de Bustos

e por lá passou também uma equipa de ginástica do IPSB.

E agora...
adeus que se faz tarde.

Descansem, que pró ano há mais Volta em Oliveira do Bairro. Afinal, a Volta dá nome e, ao menos por um dia, a nossa terra e as nossas gentes são vistos e ouvidos por todo o mundo português.
___
- As fotos do programa da rtp são da também bustuense MARIBEL ALMEIDA e podem ser vistas no facebook, AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário