2 de julho de 2012

BUSTOS: "REFORMA ADMINISTRATIVA" - JUNTA DE FREGUESIA 'PRONTA' PARA RECEBER ... 'POIS TEM TRATADO DE TODAS AS BUROCRACIAS'


Assembleia de freguesia de Bustos 20 -30 h0ras 29-06-012.
Presenças de público, 13 pessoas.
Deputados cds- Manuel Pereira, Manuel Romão
PSD - David Arroz, Plácido Carriço; Regina Alves – justificou falta.
 não pôde estar presente por motivos profissionais.
 A ata da sessão anterior aprovada com uma abstenção.
 Presidente da junta de freguesia, Dr. Duarte Novo, informou:
. o palco foi oferecido à junta de freguesia; a empresa Canto Novo
ofereceu alguns materiais;
. a disponibilidade de alguns voluntários para os eventos da junta de freguesia, com destaque para Paulo Brites, Filipe Sereno, carpinteiro José Paulo e filho, João Seabra e Sérgio Pato.  

Relativamente ao saneamento,  existem alguns problemas, nas ligações. Espera-se que a sua ligação fique resolvida o mais de pressa possível  para benefício da população; a água da rede também está a ser melhorada a sua qualidade.

CTT a junta de freguesia recebeu um email, para se revolver  a situação da estação e do seu edifício. Esperamos como S. Tomé?

Deputado David Arroz perguntou  pelos números das ofertas e procuras da loja social e as parcerias  com o ABC; e se havia nome para o novo parque e qual a participação da Câmara Municipal (C.M.) nas obras.

Plácido Carriço deu os parabéns pelo Anima Bustos, pelas obras em curso no novo jardim, também agradeceu ao anterior presidente pelo começo das obras, e deixou uma sugestão para  o rebaixamento  dos muros junto ao novo jardim.

Terreno de D. Lila O. Martins está quase resolvido com a preciosa intervenção do Dr. Manuel Nunes. Esperamos que seja desta.

Presidente da junta de freguesia espera que a “casa das ferramentas” e a vedação do parque, da responsabilidade C.M., sejam resolvidas.

A C.M. tem dado subsídio para uma parte das obras e a junta vai fazendo o que pode com o resto.
Possivelmente durante o ano de 2012 as obras ficam quase todas prontas, palavra do presidente. O nome do parque ainda vai esperar.
Loja social tem parcerias  com todas as instituições de Bustos, C.M., junta de freguesia, turma do IPSB. Foi também pedida ajuda a outras juntas de freguesias.

Manuel Pereira deu também  os parabéns a junta pelas obras em curso e outras, já realizadas, com a ajuda da C.M. Deu sugestão para desligar as lâmpadas de manhã e não à noite; pediu um seguro para os utilizadores do parque, para prevenir eventuais acidentes. E referiu a vergonha do matagal que se encontra  no futuro parque desportivo.

A falta de limpeza, de alguns terrenos no Sobreiro, é da responsabilidade da C. M.
Desde 2010 que tem sido referido pelo presidente da junta,  tem mandado limpar alguns.
A revisão do orçamento de 2012 foi aprovado por unanimidade.
Possível agregação de freguesias a junta de freguesia de Bustos está preparada para receber, pois tem tratado de todas as burocracias.

Todas as bancadas são unânimes em tentar resolver o problema entre paredes para evitar a imposição da "comissão técnica de Lisboa". 
As assembleias de freguesias em colaboração com a A. M. devem chegar a um consenso... o que vai ser difícil pois cada uma defende a sua dama.

Deputado João Pedreiras (PS) leu um discurso longo, da qual pediu uma reflexão e debate de ideias dando vários exemplos e várias soluções.

Intervenção do público.

Jorge Grangeia, deputado municipal, deu os parabéns, pelas obras e referiu que a Assembleia Municipal (A.M.) tem uma comissão de acompanhamento, para tentar a agregação de freguesias e não ser Lisboa a fazê-la.
Óscar Santos, advogado, propôs um referendo, para as populações, e pergunta  quais as vantagens, e se a A. M. não se pronunciarem irão ser penalizadas pelo governo central por exigência da Troika.

Paulo Alves é da mesma opinião do referendo, e compete a assembleia de freguesia, sugeriu ajuda ao IPSB.  Pois pode haver problemas com a não-frequência(?) de alunos e até com a desativação(?) do posto da GNR. O tempo urge.

A presidente da assembleia de freguesia, disse que nesta assembleia não ficaria nada resolvido.

Todos formulamos um voto para que tudo se resolva, em Bustos e no concelho e evitar  que "os senhores de Lisboa" imponham as regras.
(sérgio pato)

1 comentário:

  1. Anónimo16:57

    Algumas notas apenas:

    Sou cidadão da Mamarrosa e estive na última AF de Bustos, pois o último ponto suscitava-me muita curiosidade ( como todos entenderão).

    também soube deste espaço - o qual dou desde já os parabens a quem se dedica a promovê-lo. por tal razão vim cá consultá-lo, mas pedia que, não sei se é sempre assim, que não sei se é possível.... fosse colocado ou descrito mais aquilo que lá se passa, pois parece-me que quem escreveu esta noticia não conseguiu ouvir tudo! Na intervenção do palco, por exemplo não ouvi a mesma coisa certamente...parece que o presidente referiu que a empresa canto novo ofereceu os ferros e não o palco....

    Não levem a mal esta critica, esperando eu que seja construtiva... pois decerto que a intenção de informar, neste caso não é cumprida

    ResponderEliminar