6 de junho de 2012

MOSTRA "ARTE E TRADIÇÃO NUMA PEQUENA MÃO" - COM PALAVRA


Escutemos Rita Magano no momento da abertura da Exposição do Jardim de Infância de Bustos ocorrida em 2 de Junho'2012 na Junta de Freguesia onde mostra a simbiose da Arte com a Tradição, do engenho com aprendizagem..
Merece destaque a utilização do «nosso» barro vermelho nas vias de desenvolvimento da criança, suporte inestimável do escultor, descontando as suas inúmeras aplicações. 
Os pequenos-grandes artistas "lançaram" um aviso … esperam que o sublime mundo das Artes não seja abandonado (NE)

________________
Tem a palavra Rita Magano.

Boa Tarde.
Quero agradecer a presença de todos, mas como este projeto surgiu de uma vontade das minhas crianças, são elas que vão dizer algumas palavras:
ÍrisBoa Tarde. Estamos muito contentes por terem vindo à junta para ver os nossos trabalhos.

Mariana Brites – Nós gostámos muito dos quadros do engenheiro João e dissemos à Rita que também queríamos mostrar as nossas pinturas.  

Bia – Começamos a pintar e hoje é o dia de mostrar a todos, o que fazemos no jardim-de-infância. Agora a Rita vai dizer o resto.

Bom está tudo dito, foi mesmo assim que tudo começou.
As artes plásticas na educação de infância assentam essencialmente em actividades de fruição, experimentação e descoberta, que constituem pilares sobre os quais as aprendizagens futuras e a personalidade se vão a edificar. É fundamental integrar as crianças em ambientes onde possam contactar regularmente com a arte e aproximá-los a marcos de cultura artística portuguesa. Assim temos uma pequena amostra de trabalhos com a matéria-prima que através dos tempos tem marcado a tradição e a vida económica de Bustos – O Barro.

É tão importante que as crianças em ambiente de jardim-de-infância possam experimentar os papéis de executante, criador e apreciador, já que na vivência desta tripla experiência artística, diferentes significados e competências serão desenvolvidos.
Também estou muito feliz por terem aceitado o nosso convite e resta-me agradecer a todos os pais que de uma maneira ou outra me ajudaram, à associação de pais, ao engenheiro João que prontamente aceitou o meu convite para me ajudar neste projecto e à junta de freguesia, os nossos vizinhos, que abriu a porta para nos receber.
Quero ainda homenagear outras formas de arte. Por isso vamos ter agora um pequeno momento cultural com música e uma dança.
No final podemos apreciar as obras de arte destes artistas de mão pequena.
Bustos, 2 de Junho de 2012
(Rita Magano)

Sem comentários:

Enviar um comentário