10 de maio de 2012

MAMARROSA


I- MEMÓRIA DE 1758


1. SUMÁRIO


SITUAÇÃO FÍSICA E ADMINISTRATIVA - Esta situada em “Planície inda que haja alguns valles piquenos” na província da Beira Baixa, parte era termo da Vila de Soza; do Couto e termo de Sorães; do termo da vila de Aveiro; do termo da vila de Cantanhede, do Bispado de Coimbra

POPULAÇÃO - 245 “vizinhos”; 857 pessoas “entre piquenos e grandes”

PRODUÇÕES – Milho “grosso”, vinho, trigo e cevada

PATRIMÓNIO RELIGIOSO - Igreja dedicada a S. Simão, com cinco altares e imagens do padroeiro, do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, do Espírito Santo e de São Sebastião; uma ermida em honra de Nossa Senhora da Graça, situada dentro do lugar da Mamarrosa e outra ermida em honra de São Lourenço, situada dentro do lugar de Bustos.

GOVERNO ECLESIÁSTICO - O “Cura”, apresentado pelo reitor da Igreja Matriz de Soza e com renda de 120$000 réis, era a principal autoridade religiosa. Havia uma irmandade de almas consagrada a São Sebastião e as confrarias do Santíssimo Sacramento, da Senhora do Rosário e do Espírito Santo.

GOVERNO CIVIL - Partes da freguesia estavam sujeitas aos juízes ordinários das vilas de Soza, de Sorães, de Cantanhede e ao juiz de fora da vila de Aveiro.

COMUNICAÇÕES - Servia-se do correio com destino ao Porto que passava em Avelãs de Caminho.

OUTROS – Ao S. Lourenço dedicavam as pessoas grande devoção porque acodia “ (…) muita gente de romagem a mesma capella (…) por terem o dito santo mártir para advogado das maleytas (…) ”. As pessoas acreditavam que se levassem uma telha de oferta ao S. Lourenço este lhes tirava as doenças


2. TEXTO


Resposta aos inte[r]rogatorios da minuta e relaçaõ do que pertence a freguezia de Sam Simaõ do lugar da Mamaroza, anexa á matris de Sam Miguel da villa de Soza feyta pelo reytor da mesma igreja matris por lhe ter inviádo a dita deligencia.

1º A Freguezia de Sam Simaõ do lugar da Mamaroza está na provincia da Beyra Bayxa pertence ao Bispado de Coimbra, parte desta freguesia he commarqua de Esgueyra e parte commarqua de Coimbra; parte desta freguesia he termo da villa de Soza, parte della do coito e termo de Soreis e parte do termo da villa de Aveyro, e parte do termo da villa de Cantanhede; há nesta freguezia igreja parochial cuja se acha no termo da villa de Soza.

2º O Illustrissimo e Excellentissimo Duque de Lafões he senhor da comeenda de parte desta freguezia, inquanto o illustrissimo e excellentissimo Duque de Lafões como comendador da comenda da igreja matriz da villa de Soza á dita comenda lhe pertencem os Dizimos de parte desta freguezia da Mamaroza, e em os lugares que saõ do termo da mesma villa de Soza tão bem lhe pertencem os foros e reçoiz por serem da mesma comenda, e de parte desta freguezia he senhor o Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Marques de Marialva, e os Dizimos desta parte da freguezia pertencem ao Reverendo Cabido da Sé de Coimbra.

3º Tem esta freguezia da Mamaroza Duzentos quarenta e sinco vezinhos, e entre piquenos e grandes ointocentas sincoenta e sete pessoas.

4º Esta freguezia está cituada em planície, inda que entre huns lugares e outros haja alguns valles piquenos. Della se discobrem e avistam alguns lugares da freguezia de Soza; de Eyxo; de Requeijo; do Troviscal; de Oliveyra do Bayrro; de Sangalhos; de Sam Lourenço do Bayrro, de Vilarinho do Bairro; Soreis; e de Vagos. Estes lugares distaraõ dos confins desta freguezia da Mamaroza huns mais de legoa, outros de legoa, outros de meya, e outros de menos.

5º Parte desta freguesia da Mamaroza he termo da villa de Soza, parte da villa de Soreis, parte do termo da villa de Aveyro, parte do termo da villa de Cantanhede.

6º A parochia está dentro do lugar da Mamaroza, e no seu destricto que hé do termo de Soza; tem esta freguezia seis lugares e sinco aldeyas, chamão-se os lugares Mamaroza, Bustos, Barreyra; Azurveyra; Sobreyro; Caneyra. Chamão-se as aldeyas Coladas; Quinta da Ferreyra; Quinta do Gordo; Molhapão; Quinta da Galla.

7º O orago desta igreja do lugar da Mamaroza he o apostolo Sam Simão; tem a igreja cinco altares, o altar mór tem a imagem do mesmo apostolo Sam Simão; o coletral de parte do Evangelho he o Santyssimo Sacramento; o de parte da Epistola tem Nossa Senhora do Rozario, tem outro altar do divino Espirito Santo; outro de Sam Sebastião. Há na dita igreja huma irmandade de almas cujo protetor he o mesmo mártir São Sebastião e tem mais as comfrarias do Santissimo Sacramento; Senhora do Rozario e Espirito Santo.

8º O Parocho desta freguesia é cura ao coal anualmente apresenta ao Reytor da igreja matriz de Soza por ser esta da Mamaroza sua anexa e filial da dita matriz, e renderá anulamente pouco mais ou menos para o mesmo cura cento e vinte mil réis ainda que casualmente haverá anno em que renda mais, ou menos, por constar a sua renda de congrua que se lhe dá de comenda da igreja de Soza e o pé de altar.

9º Nada deste.

10º Nada deste.

11º Nada deste.

12º Nada deste.

13º Há nesta dita freguezia da Mamaroza duas ermidas huma de Nossa Senhora da Graça no dito lugar da Mamaroza cuja comcervaçaõ e reparos corre por conta da confraria de Nossa Senhora do Rozario da dita igreja e esta dentro do lugar; e outra ermida do martir Sam Lourenço dentro do lugar de Bustos cuja conservaçaõ e reparos pertence aos mesmos moradores do mesmo lugar de Bustos Barreyra e Azurveyra e Sobreyro.

14º Em dois de Agosto dia do dito martir Saõ Lourenço acode muita gente de romagem a mesma capella e tambem em dias diversos algumas pessoas particulares por terem ao dito santo mártir por advogado das maleytas, e que levando-lhe huma telha de oferta tem fé de que lhas tira.

15º Os frutos da terra que os moradores da freguezia recolhem a mayor quantidade, he o milho grosso e também vinho, trigo e cevada.

16º Não tem o lugar da Mamaroza e freguezia juiz ordinário ou camera porque parte desta freguezia esta sujeita ao juiz ordinario da villa de Soza, parte ao juiz ordinario da vila de Soreis; parte ao juiz ordinario da villa de Cantanhede e parte ao juiz de fora da villa de Aveyro e as cameras dos ditos destritos

17º Nesta freguezia da Mamarroza não há coito, cabeça de concelho, honra ou behetria, porem parte do lugar de Bustos, parte do lugar do Sobreyro e lugar da Barreyra que pertencem ao termo da villa de Soreis lograõ seus moradores previlegios da religiaõ de malta por serem foreiros da Comenda de Ansemil que he da mesma religiam.

18º Não ha deste interrogatorio nada.

19º Nesta freguesia naõ há feyra alguma senão somente dois mercados, hum que se faz no lugar de Bustos ao pe da cappella do mártir Sam Lourenço em dez de Agosto e somente neste dia; e outro no lugar da Mamaroza junto a igreja della em vinte e oito de Oitubro dia do apostolo Sam Simaõ e tambem só neste dia, e ambos os ditos dois mercados contaõ de coisas comestiveis.

20º Nesta dita freguezia não há correyo e a gente della se serve do correyo que passa para o Porto por Avelãs de Caminho que dista desta dita freguezia duas legoas.

21º Dista esta freguezia da Mamaroza da cidade de Coimbra cappital do bispado seis legoas, e da corte e cidade de Lisboa capital do reyno corenta legoas.

22º Alguns lugares e parte delles desta freguezia lograõ os previlegios de foreiros de Malta como foi dito no interrogatorio dezassete.

23º Não ha deste interrogatorio coiza alguma.

24º Da mesma sorte.

25º Da mesma sorte.

26º No terremoto do primeyro de Novembro de mil Setecentos sincoenta e sinco não [h]ouve ruina alguma nesta dita freguezia só sim abalou o remate do zimborio da torre da igreja que ainda naõ esta reparado.

27º Naõ há nesta dita freguezia coisa alguma mais digna de mimoria.

O reytor da igreja matriz de Soza

Thome de Sacramento e Britto [assinado]



Transcrição Paleográfica de Alberto Zenha Martins



QUESTIONÁRIO


1.º Em que Provincia fica e que Bispado, Commarca, Termo e Freguesia pertence?

2.º Se hee del-Rei, ou Donatario, e quem o hé ao prezente?

3.º Quantos visinhos tem e o numero das pessoas?

4.º Se está situada em campina, valle ou monte; e que povoações se descobrem della e quanto dista?

5.º Se tem termo seo: que logares ou aldeas comprehende, como se chama[m]? e quantos visinhos tem?

6.º Se a Parochia está fora do lugar ou dentro delle? E quantos lugares ou aldeias tem a Freguezia, e todos pelos seos nomes?

7.º Qual hé o seo =Orago=, quantos altares tem e de que Sanctos; quantas naves tem; se tem Irmandades: quantas e de que Sanctos?

8.º Se o parocho hé cura, vigairo ou reitor ou prior ou abbade, e de que apresentação hé e que renda tem?

9.º Se tem beneficiados: que renda tem e quem os aprezenta?

10.º Se tem conventos e de que religiosos ou religiosas e quem são os seus padroeiros?

11.º Se tem hospital: quem o administra e que renda tem?

12.º Se tem casa de Misericordia e qual foi a sua origem e que renda tem? E o que houver de notavel em qualquer destas cousas.

13.º Se tem algumas ermidas e de que Sanctos e de outros, dentro ou fora do lugar, e a quem pertencem?

14.º Se acodem a elles romagem sempre ou em alguns dias do anno e quaes são estes?

15.º Quaes são os fructos da terra que os moradores recolhem com maior abundancia?

16.º Se tem juis ordinario de camara ou se está sujeita ao governo das Justissas de outra terra e qual hé esta?

17.º Se hé couto, e a cabesa do conselho, honra ou behetria?

18.º Se há memoria de que florecessem ou della sahiram alguns homens insignes de virtude, letras ou armas?

19.º Se tem feira, e em que dias, e quantos dura, e se hé franca ou captiva?

20.º Se tem correio e em que dias de semana chega e parte? E se o não tem de que correio se serve e quanto está a terra aonde elle chega?

21.º Quanto dista da cidade capital do Bispado e quanto de Lisboa, capital do Reino?

22.º Se tem alguns privilegios, antiguidades ou outras cousas dignas de memoria?

23.º Se há na terra ou perto della alguma fonte ou lagos celebre; e se as suas aguas tem alguma especial virtude?

24.º Se for porto de mar, descreva-se o sitio que tem por arte ou por natureza, as embarcaçoens que o frequentam e que pode admitir.

25.º Se a terra for murada, diga-se a qualidade de seos muros; se for praça d’armas, descreva-se a fortificação; se há nella ou no seu districto algum castelo ou torre antiga e em que estado se acha ao presente?

26.º Se padeceo alguma ruina no Terramoto de 1755 e em quê e se está já reparado?

27.º E tudo mais que houver digno de memoria de que nam faça menção o presente interrogatorio.

Sem comentários:

Enviar um comentário