17 de fevereiro de 2012

O JANTAR DO 18 DE FEVEREIRO

18 Fev 1986, restaurante Piri Piri

Amanhã, pelas 20h00, no restaurante Dois Telheiros, no Sobreiro, terá lugar o jantar comemorativo do 18 de Fevereiro, assinalando a passagem de mais um aniversário da criação da Freguesia de Bustos.

Religiosamente levado por meu pai, Manuel Simões da Costa, o Manuel Serafim, da Póvoa, participei nos jantares do 18 de Fevereiro desde muito novo. Não interessa agora referir a importância e o simbolismo de cada um desses jantares, nem sequer evocar o grupo de magníficos que, nem nos tempos mais duros da ditadura, deixou de se reunir e celebrar a data, mantendo a chama viva.
Por agora basta-me dizer que os jantares do 18 de Fevereiro, no Piri Piri, foram para mim uma Escola. Ali recebi algumas das melhores e mais importantes lições da minha vida. Ali aprendi o que é cidadania, o que é o amor a uma terra e quanto é importante respeitar os nossos antepassados e a nossa História.

Amanhã, pelas 20h00 lá estarei em nome dos homens que edificaram Bustos. Este ano, especialmente, levarei no coração um homem que, pela primeira vez, não poderá estar presente. Chamava-se Adélio Reis Pedreiras e era meu tio.

Quanto ao preço da refeição só me resta comentar que não é nossa a culpa do desgoverno do Dr. Passos Coelho insistir em aumentar impostos, expandir o desemprego, alimentar a recessão, multiplicar a pobreza, distribuir tachos pela nomenclatura do partido e vender empresas estratégicas à China. Enfim, coisas da política nacional, que não são para aqui chamadas. Coisas desajustadas!

Viva Bustos!

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário