25 de fevereiro de 2012

8º CORTA-MATO CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO - 2012 (1)






BATI BURKA IMPÔS RITMO DEMOLIDOR

O lugar da Serena, sede da ADERCUS, foi o palco do “8º corta-mato cidade de Oliveira do Bairro” na passada terça-feira de Carnaval. O programa de provas teve início pelas 9:30 horas com o escalão de infantis, estendendo-se ao longo da manhã com corridas para todos  escalões.

Estiveram presentes clubes de norte a sul do país, tendo-se notado uma ligeira quebra de participação, resultante da falta de tolerância de ponto, que sempre foi habitual na data. A braços com a situação, faltando espaço no calendário competitivo para a alteração da data do evento, a organização decidiu manter a data marcada e ainda assim o balanço final foi bastante positivo ao nível do número de participantes e da qualidade dos atletas presentes.

Numa manhã de sol, que convidava para a prática desportiva, a opinião geral dos participantes foi bastante positiva para a forma como decorreram as provas e para a qualidade do tratamento do piso do percurso, para o qual contribuíram os serviços da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

A organização do evento foi da responsabilidade da ADERCUS, com o apoio principal da Câmara Municipal, empresas locais, Associação de Atletismo de Aveiro e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Nos escalões mais jovens, destaca-se a presença sistemática de atletas dos dois clubes do concelho de Oliveira do Bairro no pódio, ADERCUS [Serena] e ADREP [Palhaça], mostrando em casa o trabalho de desenvolvimento desportivo que está a ser desenvolvido a nível local.

Na corrida principal feminina, com a distância de 6.450m, a vencedora foi a benfiquista Rafaela Almeida, que teve a forte oposição de um trio de atletas da ADERCUS, composto por Carla Martinho, Joana Nunes e Sara Carvalho, que durante muito tempo animaram a frente da corrida. Na tentativa de um triunfo para as cores da ADERCUS, à entrada para a terceira, de quatro voltas ao percurso, Joana Nunes tentou isolar-se, mas a atleta do Benfica conseguiu resistir. Rafaela Almeida entrou para a última volta já com a posição de vencedora definida e com Carla Martinho por perto, já no segundo lugar, posições que se mantiveram até à meta.

Entre as veteranas, Fernanda Miranda, do Sporting Clube de Braga, superiorizou-se a outra atleta internacional, que foi a Fátima Silva, da Póvoa do Varzim. Maria de Fátima Pinho, do GRECAS de Vagos, foi quem fechou o pódio, no 3º lugar.

A última prova em disputa, com a distância de 9.630m, foi corrida num ritmo demolidor pelo etíope Bati Burka, que está de passagem pelo nosso país para correr o “Cross das Amendoeiras em Flor”, em Albufeira, no próximo domingo. O atleta da Etiópia subiu ao pódio acompanhado por Hugo Pinto (RB Running), 2º classificado, e por Artur Rodrigues (NA Cucujães), 3º.

No pódio da prova de Oliveira do Bairro estiveram ainda os três primeiros classificados quatro escalões de veteranos masculinos e as três primeiras equipas classificadas nos vários escalões.
(ADERCUS)

Sem comentários:

Enviar um comentário