16 de dezembro de 2011

Caulinos para que te quero

Assembleia geral, da renascida das cinzas Chão Verde pelas 18 horas do dia 8 dezembro 2011.

Sessão com 23 presenças, todos bastante preocupados com a prospeção de caulinos no concelho de Oliveira do bairro e na vizinha freguesia de Nariz.

A mesa da assembleia foi presidida pelo dr. Óscar Santos secretariada pela dr. Dina Costa e por Sérgio Pato.

Dr. Óscar explanou todos os pormenores, relativamente aos dados que tinha em seu poder, juntamente com o Engenheiro Fernando Silva, o qual mostrou a sua preocupação relativamente a empresa Lagoa e Filhos que poderá fazer a prospeção dos chamados caulinos, e extração das areias

Foi solicitado ao deputado Sérgio Pelicano (PSD) que interpusesse na assembleia municipal, uma proposta para o executivo aprovar a alteração do PDM, abrangendo as zonas de prospeção. O  problema talvez ficasse resolvido,
Tudo indica que os caulinos iriam para Pombal  e Mangualde, e que a empresa  que transportaria seria  a UNIPASTA segundo informação, o ministério da Economia teria uma quota  de 1,6 milhões de euros.
 Entretanto o silêncio da camara mantem-se. Os donos dos terrenos são quase obrigados a vender senão podem ser expropriados.

Fernando Silva, disse que poderiam ser abertas crateras de 60 metros de profundidade.

O Professor Milton Costa falou nos pássaros na zona do IPSB que existem e depois desapareciam, nos milhares de toneladas de areias, para as barragens que se estão a construir …

Em Barqueiros, as populações sofreram na pele, com a extração dos chamados caulinos,
Entretanto os Dr.s Alberto Martins e  Óscar Santos  criaram uma lista de repúdio para recolha de assinaturas, por sinal bastante numerosa a enviar para o ministério da economia. Espera-se resposta breve.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, com exceção do sr. Manuel Romão que se absteve.

Entre os presentes João Pedreiras (PS), membro da Assembleia de Freguesia.

Uma providência cautelar, e a colocação de sinais de trânsito para dificultar o escoamento dos produtos foram outras soluções apresentadas na assembleia.

Nota:  A Associação Chão Verde já teve quase 500 associados.

Outras informações:
A Festa de natal das escolas no IPSB foi bastante concorrida.
Dia 16 há festa de natal  do Orfeão de Bustos
Dia 17, festa de natal ABC; e jantar da União Desportiva de Bustos Nos Dois Telheiros.
Dia 18 festa natal  SÓBUSTOS.

Sérgio Pato
____
Nota: O conteúdo completo da reclamação remetida para a Direcção-Geral de Energia e Geologia pode ser consultada ao lado, em "Secções/Outros Textos", ou directamente d' AQUI.

1 comentário:

  1. Anónimo19:49

    Os meus agradecimentos a Sergio Pato pela reportagem.

    ResponderEliminar