6 de outubro de 2011

Problemas e Prioridades

Muitos dos grandes problemas que afectam a nossa freguesia, são sobejamente conhecidos, porque embora sejam actuais, não são, de facto, problemas de agora. A Feira de Bustos é um exemplo de um desses problemas, que já existe há décadas, e que desde há décadas a esta parte, continua por resolver, porque tal como outros, nunca nenhum foi, de facto, uma prioridade. Em Bustos faltaram os projectos, faltou a discussão e, acima de tudo, a persistência. Os grandes problemas foram sucessivamente adiados.

Quando em Bustos, alguma coisa se transformou verdadeiramente numa prioridade, nasceu obra e não foi essencialmente o poder local, regional ou nacional, que para ela contribuiu, ou que a dinamizou. A Igreja de Bustos, a compra do Palacete e as Obras paroquiais, são três grandes exemplos de obras de grande dimensão, que foram produto do esforço colectivo. Há outras. Vale a pena pensar nisto.

Bustos não pode continuar a ser encarada pelo resto do concelho, como uma freguesia que tem problemas para resolver, mas não sabe bem quais são os quer resolver primeiro, ou como os resolver, sob pena de um Presidente de Câmara, continuar a aguardar que os responsáveis locais decidam, porque os não pode resolver todos, ao mesmo tempo, nem é de todo essa a sua função, que antes pertence aqueles, e os problemas continuam sucessivamente adiados.

Desta forma, acredito que em Bustos todos os partidos políticos devem elencar os problemas, definir os que são urgentes a curto, médio e longo prazo, e este é o primeiro passo. O segundo é equacionar várias soluções para os problemas existentes, promover a sua discussão -alargada à população em geral- e optar pela melhor solução. O terceiro e último passo, é reivindicar só a solução, para os problemas a curto prazo, porque todos os outros são extemporâneos.

Alberto Zenha Martins

http://www.albertozenhamartins.blogspot.com/

albertozenhamartins@gmail.com

1 comentário:

  1. Anónimo00:20

    O Alberto Martins indicou correctamente num passado artigo as dificuldades de chegar a um consenso sobre projectos para Bustos....comparado com as nossas vilas circunvizinhas que tem mostrado muito mais progresso. Os interesses de Bustos tem de ser prioritarios e a politica tem de ficar de fora. Primeiro somos bustuenses, antes de ser membros de partidos politicos...
    Elio Freitas

    ResponderEliminar