20 de outubro de 2011

EM BUSCA DE UMA ESTRATÉGIA (3): UNIÃO DESPORTIVA


A actividade desportiva e a União Desportiva de Bustos devem ser encarados como instrumentos essenciais numa estratégia de desenvolvimento local. Quando confrontado com as freguesias limitrofes Bustos tem um historial e uma tradição que são uma mais valia. Tem também um campo de futebol situado em local previligiado pela centralidade. Outra mais valia.

E é preciso começar por algum lado. Aqui deixo uma sugestão e um desafio que se pode realizar sem grandes custos e a curto prazo.
Proponho que se dê uso e rentabilize duas inutilidades onde se gastou dinheiro público sem sentido. Refiro-me aos terrenos do “novo complexo desportivo”, propriedade municipal, e ao mini-golfe que a Junta de Freguesia tem instalado nas traseiras.

A proposta é simples. A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a Junta de Freguesia e a União Desportiva de Bustos assinam um protocolo onde se estabelece que a U.D.B passa a explorar comercialmente o parque de minigolfe, devidamente instalado nos terrenos anteriormente destinados ao parque desportivo.
A Câmara compromete-se a limpar o terreno e a construir as infraestruturas eléctricas e de saneamento, assim como as de apoio. (Tome-se por exemplo o mini-golfe da Costa Nova para avaliar as necessidades.) A Junta de Freguesia compromete-se a instalar os equipamentos e os materiais de que dispõe, e a UDB compromete-se a explorar comercialmente o local (a pista de jogo e uma esplanada café) sendo responsável pela sua manutenção. (A U.D.B poderá sub locar a actividade comercial).

Com pouco investimento valorizamos Bustos e o concelho, damos um instrumento de valorização a um clube que faz um magnífico trabalho no desporto juvenil e que tanto precisa de fontes de financiamento. Por outro lado damos um exemplo de cooperação institucional e um exemplo de utilização e valorização de recursos actualmente desperdiçados. É tempo de começarmos a pensar que não somos ricos, nem podemos continuar a desperdiçar investimentos e equipamentos. Basta de andar a fazer de conta que temos um campo de minigolfe ou que iremos construir um novo estádio de futebol. Sejamos práticos e realistas.

Lá mais adiante, quando se puderem comprar os terrenos em falta, será então possível dar uma nova entrada ao campo Dr. Santos Pato e construir-se um edifício sede que possa gerar receitas, por via dos equipamentos e serviços ali instalados.
Fica desde já claro que a U.D.B não precisa de gastar milhões na construção de um novo estádio. Isso seria um lamentável desperdício de dinheiro e a criação de um buraco sem fundo. A U.D.B precisa de instalações complementares ao campo de futebol, nomeadamente um parque de estacionamento, uma sede funcional com ginásio, salas de manutenção, etc. E esse ginásio e essas salas seriam parte de uma estratégia de desenvolvimento alicerçada na venda de serviços, passando pelas aulas de aeróbica, à musculação, etc.
Para já a estratégia é simples: dar uso a terrenos que estão ao abandono, dar uso a equipamentos sem utilização. Se houver vontade, se houver visão, se houver inteligência, poderá ser o início de um caminho. Será?

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário