21 de setembro de 2011

VISITE O MUSEU DE ETNOMÚSICA NO TROVISCAL

(Para ampliar clique sobre a imagem)

1 comentário:

  1. Júlio Resende (1917. 10.23, Porto - 2011.09.21, Gondomar)
    Ouçamos um pouco o Mestre que trouxe Arte a Bustos:
    1917 – Nasci a 23 de Outubro na Trav. De Sá Noronha, número 14, na cidade do Porto. Era o segundo filho de um casal curioso
    (….)
    1986 – A Razão de ser da política está na diversidade dos conceitos que sobre ela recaem com vista à elevação do Homem, considerado no todo complexo que é. Se o conceito fosse um apenas, a política não existiria.
    No sentido político, a verdade é que me devoto a um trabalho, dirigido a essa elevação, o que também poderá significar o exercício de uma acção política em obediência àquilo a que poderei chamar “o meu conceito de política”.
    A Arte está sempre para além das aparências. Por outras palavras: a percepção da Arte não está no olhar, mas sim no ver.

    A Felicidade (e é isso que todo o homem almeja), apenas se atinge quando dela se tem plena consciência. Plena, quer dizer total, e não encarada sectorialmente, nesse ser complexo que é o indivíduo.
    E não me venham com as «prioridades» … “No Homem tudo é prioritário!”, o estômago, a mente e a sensibilidade. Portanto, concluo ainda que política que não o atenda nessa unidade indivizível, não será política que o sirva verdadeiramente.
    Aceitei ser mandatário no Porto da candidatura do Dr. Mário Soares, aquando as eleições presidenciais, e fi-lo livremente. Senti o dever de cumprir um acto cívico. Quando se age livre e convictamente nada fará abalar a consciência.

    Júlio Resende, Autobiografia, Edições «O Jornal»,1ª edição, 1987
    O Mestre Júlio Resende está em Bustos. No pórtico da Igreja do Corgo.

    Consulta:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/85/Ribeira_Negra_Julio_Resende_%28Porto%29.jpg/800px-Ribeira_Negra_Julio_Resende_%28Porto%29.jpg

    ResponderEliminar