3 de julho de 2011

41 ANOS COM A SOTELHA



Hoje, dia 3 de Julho, assinalam-se os 41 anos da fundação da cerâmica Sotelha. Dois irmãos de Aguada de Baixo, Hildebrando Veiga e Aquilino Neves Veiga, lançaram a ideia de fundar uma empresa dedicada à produção de telha cerâmica por um processo tecnológico inovador. Após várias viagens de estudo e pesquisa apostaram nas qualidades das argilas de Bustos para concretizarem o seu arrojado projecto. Em Bustos vieram encontrar boa matéria-prima, a colaboração e apoio da população e até investidores, como Mário Simões dos Santos (Barroca), um dos onze fundadores da empresa.


A construção da Fábrica inicia-se em 2 de Janeiro de 1971. O edifício impressiona com os vãos de 25 metros, ocupando uma área de 9.500 m2.
Em 27 de Maio de 1972 entra em laboração a secção de preparação de pasta e em 20 de Junho inaugura-se a linha de produção.  Pelas 16 horas do dia 1 de Julho sai do forno o primeiro vagão de telha cosida. É o início de uma história de sucesso.

A importância deste projecto inovador tem merecido a aprovação dos mercados, mas também das mais altas figuras do Estado português. Em 18 de Janeiro de 1974, o Almirante Américo Tomás, então Presidente da República, visita as instalações da empresa, onde descerra uma placa.
A cerâmica Sotelha, com uma área coberta de mais de 22 mil metros quadrados, produz cinco modelos de telhas, numa gama com mais de cinquenta referências, garantindo assim uma variedade de produtos capazes de satisfazerem diversos e exigentes mercados, nos cinco continentes. Mas para recolher mais informações visite o sítio da empresa em http://www.sotelha.com/pt/.

Acionistas fundadores da Sotelha:
Altamiro Sá, Casimiro Almeida, Elói Veiga, Mário Simões dos Santos (Barroca), Nelson Castro, Sérgio Abrantes (em pé).
António Almeida, Aquilino Neves Veiga, Horácio Marçal (dr), Hildebrando Carlos Veiga, José Almeida Vicetro (dr.) (sentados).

Sem comentários:

Enviar um comentário