21 de maio de 2011

BUSTOS: Dr. Assis Rei "Fazer aniversário é ...."


11.05.2011 (… e vão 90)
FAZER ANIVERSÁRIO É …
OLHAR PRA TRÁS COM GRATIDÃO E PRA FRENTE COM FÉ …
(M P DUARTE)

O Dr. Assis Rei fez a revisão dos 90 mil. Sujeito a “check in” mostrou que ainda tem pulmão para se juntar ao “rancho” de Bustos ir de abalada até à Praia de Mira comprar cestadas de sardinha para a salmoura … [Aqui está um Quadro que tem escapado à etnografia local]. Bem. Prefiro continuar a ver o Dr. Assis, escondido na sua enciclopédia dos afectos, a despontar as memórias com o seu brilho nos olhos.

Um momento com sabor a torrão de Alicante aconteceu na também sua Biblioteca da Freguesia de Bustos, ouvir uma antiga aluna, hoje emigrante nos USA, a debitar, correctamente e com alegria, uma longa definição de um termo específico da ecologia.

Na viagem fugaz aos tempos da Coimbra dos Doutores, o sorriso e a emoção espalham-se pelos convivas. O livro de Curso de Finalistas de Farmácia da Queima das Fitas’1952 foi o oráculo da sua buena dicha.

A caricatura do livro de Curso retrata com fidelidade o ser e o estar do Dr. Assis. Repúblico da extinta «Já Está», situada na demolida Coimbra velha da alta, ajudou a instalar a «Clínica da Alta» onde o humor e lazer não ficavam atrás da engenharia dos petiscos. Na altura usava-se o termo tão nosso e esquecido de «Merenda»…

Há nomes incontornáveis da Via Láctea do Dr. Assis que constam nos anuários de Bustos. Apenas alguns: … Augusto ‘Serafim’, Dr. Fernando Peixinho, Dr. Jorge Micaelo e dos que já partiram: Dr. Heitor Ferreira; Dr. António Vicente; Madeira (de Cantanhede), Santos dos Seguros (Aveiro), Manuel da “Barroca”, Pompeu Aires, Aires ‘Gordo’, Manuel Joaquim ‘Ferrador’, Manuel Serafim, Eng.º Néu Pato, Ilídio Moreira «Sardinheiro» e tantos outros ... Dos novos, há um núcleo duro que se mantém discreto.

No Livro da Queima das Fitas, o seu “muito Amigo Irmão e Padrinho” António teve dedicatória especial de agradecimento. Justo.

Deixando o espírito coimbrão para as calendas de outrem, o Dr. Assis cedo se apercebeu dos perigos da ‘magia’ da penicilina. O uso indiscriminado deste antibiótico em Bustos foi objecto de estudo por parte de um laboratório estrangeiro. Há dias, em conversa com uma senhora de provecta idade recordava: "Foi o Dr. Assis que descobriu que eu era alérgica à Penicilina"... “Só quem passou por essa alergia é que poderá saber o sofrimento que passou”.

“O Eng. [Néu] Pato e o Dr. Acácio [Azevedo] aparecem-me na Farmácia e após as apresentações, o Dr. Acácio convida-me a ocupar esse lugar” (1) [professor no Colégio de Oliveira do Bairro]. De uma substituição a termo certo passou a ocupação definitiva. Ainda hoje o nome do Dr. Assis Rei continua a ser recordado pelos seus antigos alunos.

A circunstância do Dr. Assis Rei ser Prof. no Colégio de Oliveira do Bairro, contribuiu para que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tomasse conhecimento das preocupações financeiras da Biblioteca Fixa da Calouste Gulbenkian ter porta aberta e que levou a atribuir uma pequena verba à “Comissão de Melhoramentos” de Bustos. A carteira do benemérito Dr. Assis Rei passava a ter menos uma preocupação.

Mais tarde, ainda antes de haver Colégio em Bustos, o Dr. Assis Rei foi um dos protagonistas de um grupo que prendia obter o ALVARÁ para o Colégio. Foi um trabalho ‘clandestino’, para tentar iludir a concorrência (de Oliveira do Bairro). A decisão não pendeu a favor de ‘Bustos’ apenas por ter surgido uma qualquer questão lateral ao processo, diz-se. A sociedade vencedora instala o Colégio Gil Vicente em terrenos do Dr. Manuel dos Santos Pato, cujo valor foi transformado em cota.

A Obra Frei Gil adquire o colégio. Transforma-se em Instituto de Promoção Social da Bairrada (IPSB). A instituição cresce e vê-se na necessidade de criar um amplo e coberto Pavilhão Gimnodesportivo. Projecto elaborado. Escolhido local. O acto de lançamento da 1ª Pedra escreveu mais uma página na História do IPSB. Todos estavam “felizes e contentes”…

Todos, não, … com excepção do Dr. Assis Rei “… um dos protagonistas e operário da sua construção – insurgiu-se de tal maneira que a implantação da estrutura teve de ser deslocada” (2). O local que tinha sido escolhido iria ofuscar a parte da frente do IPSB.

O Dr. Assis não esteve alheio à consolidação do Futebol em Bustos. Trouxe o apport acumulado no tempo em que foi director da secção de futebol da Associação Académica de Coimbra: “A Briosa” (s. e. criado pelo Dr. Manuel dos Santos Pato (Mamarrosa/Barreira).

O aparecimento dos Juniores foi o reflexo da sua persistência e do crer de um grupo de associados da jovem União Desportiva de Bustos.
Mais um pormenor já esboçado em outro momento:
O 5 de Outubro e o 18 de Fevereiro eram datas republicanas que o “reviralho” aproveitava para fazer alguma campanha de oposição a Salazar. O programa das comemorações começava com uma salva clandestina de tiros de foguetes.
Estes eram guardados pelo Augusto Serafim, por ex, e de madrugada, o Manuel Joaquim «Ferrador» e o Dr. Assis eram os fogueteiros. Este episódio e outros merecem ser mais pormenorizados.


Dr. Assis!, ... O sábado, 14 de Maio selou com pompa o grande Aniversário.

O clã Audete – Assis esteve em pleno, a que não faltaram os ramos mais viçosos da árvore genealógica. Amigos de várias vizinhanças e de duras 'routes' partilharam o calor emergente da Festa.



As fotos, que não estas, ajudarão a escrever a entrada na próxima década…
Um abraço de parabéns.
(2) in Bustos – do Passado e do Presente.

1 comentário:

  1. Manuel para mim
    mostrar detalhes 10:20 (há 12 horas)
    Manuel deixou um novo comentário na sua mensagem "DR. ASSIS REI - 90 anos de muitas vidas":

    Parabéns ao jovem Dr.Assis.

    Obrigado por tudo o que me deu , quer pela sua amizade de há muitos anos , quer pelo seu saber - a mim no externato de Oliveira do Bairro -onde pontificaram outros docentes , como DR.José Eurico ; Dr.Filipe e tantos outros - e à minha familia -esposa , sua cEE EE olega do vulgo Colégio Frei Gil emSobreiro Bustos e aos meus quatro filhos , alunos que oram no referido colégio.

    O sempre amigo e grato

    Ferreira
    Palhaça



    Publicada por Manuel em NOTÍCIAS DE BUSTOS a 08:01

    ResponderEliminar