20 de abril de 2011

CÂMARA INTERESSADA NA COMPRA DO CINE BUSTOS

Pedro Fontes da Costa
Jornal de Notícias

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro está interessada em comprar o Cine Bustos, em Bustos, Oliveira do Bairro, que já foi a melhor e mais avançada casa de projecção cinematográfica do distrito de Aveiro.O cinema que remonta à década de 70 está actualmente abandonado, assim como o salão contíguo onde se realizavam os famosos bailes de Bustos.
Esta foi primeira sala de espectáculos do distrito de Aveiro a projectar filmes com som dolby estéreo (permitia a reprodução sonora em quatro canais esquerda, direita, centro e surround), o que na altura era um avanço técnico muito substancial.
Fernando Vieira, actual detentor de 50% do capital da casa de espectáculos, já se mostrou disponível para negociar com a Câmara a passagem do imóvel. O proprietário, que foi dirigente do clube de futebol local, explicou, ao JN, que tem toda a disponibilidade para dar uma nova vida ao Cine Bustos, mas apenas com uma cláusula "A Junta de Bustos nunca poderá fazer parte das negociações".
"A Junta de Freguesia é que nunca pode surgir neste negócio. Nunca", reforçou Fernando Vieira, justificando que "a má experiência que tive com o presidente da Junta, devido à construção do campo de futebol do Bustos, obriga-me a manter o afastamento devido". Fernando Vieira sublinhou que ainda está inteiramente receptivo para ceder à via pública a parte mais antiga do Cine Bustos, que "representa um perigo para os peões, uma vez que foi construída mesmo em cima da estrada". "Esteticamente a implantação mais antiga (1934) do Cine Bustos está mesmo em cima da estrada quando aquele espaço deveria ter características pedonais".
Fernando Vieira salientou ainda que "a possibilidade da Câmara adquirir o Cine Bustos já tinha sido levantada, ainda antes das eleições, pelo actual vereador das obras António Mota". Recordou também que, quando regressou do Brasil, tinha a manifesta ideia de transformar aquele espaço num salão comunitário. Um local que poderia ser utilizado por todas as associações do concelho para fazer as mostras das suas actividades, uma vez que nem todas têm espaços adequados, mas com a evolução dos tempos acabaria por fechar por falta de público".

2 comentários:

  1. Anónimo20:06

    O Presidente da Junta mudou entretanto (a notícia é de 24-04-2007...).
    Seria interessante se as vontades se concretizassem e que o Dr. Fernando mantivesse a sua disponibilidade, mas agora aceitando outro modelo de negociações...
    Já agora...
    O que aconteceu a toda a maquinaria de projecção, nomeadamente à mais antiga?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:15

    Convém assinalar que a notícia é de 2007 :) ...

    ResponderEliminar