12 de fevereiro de 2011

BIBLIOTECA DE BUSTOS: Danças, Mudanças e Usanças.


Metido sub-repticiamente ou à podoada, vá lá saber-se… o que vai no desígnio das altas esferas do império da capital do município, lê-se no Jornal da Bairrada, 10.Fev.2011, pg.s 19 em “Com palavras se faz amor”:


«Além da Biblioteca Municipal, da Rede de Bibliotecas Escolares e da biblioteca de Oiã, que em breve ficará pronta que reúne Junta de Freguesia, Biblioteca, Auditório, o concelho de Oliveira do Bairro dispõe de quatro pólos de leitura (Mamarrosa, Bustos , Troviscal e Palhaça), abertos de segunda a sábado».

Foi com espantado regozijo saber que o desactivado Pólo de Leitura de Oiã – que não saiu grafado no jornal – vai ter a companhia de uma Biblioteca instalada em edifício a condizer.
Os parabéns estendem-se à Bibliotecária ou Bibliotecário. Sempre é mais um emprego qualificado. Os parabéns não ficam por aqui. O serviço digital será de banda larga, contribuindo para diminuir a fractura digital propiciando mais e melhor acesso à Internet.
É genuíno o contentamento pela qualificação dos serviços culturais dos nossos vizinhos de Oiã.
Em Oiã há avanço, progresso e, confirma o estatuto de terra grande.

Não será por a caso o ter existido um colégio frequentado por estudantes da Bairrada.
As relações institucionais de Bustos com Oliveira do Bairro permanecem estáveis e bem acomodadas. São fruto de um trabalho árduo dos políticos locais ansiosos em melhorar os equipamentos culturais da sua freguesia. Honra lhes seja dada. Merecem.

Deve ter assentado que nem uma luva as palmadinhas nas costas dos correlegionários aquando da elaboração do processo para a elevação a vila da «Povoação de Bustos» ao riscaram a existência da Biblioteca, legalmente despromovida a “Pólo de Leitura”. Em compensação, qual pedra de xadrez, moveram o termo “Biblioteca” para o similar projecto da Mamarrosa.

Honra aos políticos, estrénuos defensores do bem da terra, que puderam livrar-se de um espinho que dava pelo nome de “Biblioteca”, satisfazendo as legítimas aspirações dos povos submissos de Bustos.

Brevemente Bustos vai festejar em simultâneo o quinquagésimo aniversário da fundação da outrora biblioteca e o legalmente imposto herdeiro testamentário e pouco conhecido "Pólo de Leitura".
"Mudam-se os tempos, muda-se a designação”.
A propalada Biblioteca Fixa n.º 26 foi sonho que nos habitou; foi esperança de um futuro melhor;
o sonho e a esperança persistem na designação de Pólo de Leitura de Bustos.

Um nome é um predicativo sujeito a mudanças epocais, mas nada tira ou retira à essência.
O pergaminho da Biblioteca Fixa nº 26 é simplesmente fortuito, porque se ela existe (existiu) em Bustos, e não em Oliveira do Bairro foi porque a Câmara Municipal não tinha pilim nos cofres para sustentar a máquina multiplicadora de ócios adquiridos através das leituras, ou porque não vislumbrou qualquer interesse em promover a literacia, ou sabe-se lá porquê …

Um aliciante programa vai percorrer o Dia de Bustos. E atentos aos sinais iniludíveis do sublime suserano do alto império a avisarem que Bustos continuava a ter vínculo de colónia, Oliveira do Bairro pode descansar. O sempre submisso Bustos continuará a prestar vassalagem.
E, para retribuir condignamente ao júbilo com que os poderosos manifestam por visitar a colónia de Bustos, o orador principal da festa irá apresentar-se rigorosamente paramentado de truão e proferirá o discurso oficial, ajoelhado à boa maneira do ancien regime.
sérgio micaelo ferreira 90 i

1 comentário:

  1. Anónimo22:44

    Desde décadas que existe a biblioteca em Bustos. O seu estabelecimento dista de 18 de Fevereiro de 1961 a instância da Comissão de Melhoramentos de Bustos.

    Conheceu altos e baixos. Sofreou dificuldades. Esteve fechada, mas conseguiu sobreviver com a preciosa ajuda monetária do Dr. Assis Rei e dos irmãos bibliotecários": os imortais Abel e Manuel Martins (Serralheiro); a prof.ª Zairinha Silva. Mais tarde esteve na eminência de fechar.

    A Câmara Municipal foi comprimido a sua acção… as instalações foram melhoradas.

    Qual é o critério seguido para atribuir a designação Biblioteca de Oiã?
    Porque não se manteve a Biblioteca de Bustos?
    arut

    ResponderEliminar