15 de fevereiro de 2011

18 FEV 1961 – UMA SALA PARA A BIBLIOTECA


Os festejos do 41º Aniversário da Fundação de Bustos, em 1961, foram organizados pela Comissão de Melhoramentos, que começou por ser integrada por Dr. Jorge Micaelo, Assis Francisco Rei, Eng. Manuel Pato, Augusto Costa, Graciano Lusio e Arsénio Mota.

A Comissão, que reuniu o povo em sessão pública realizada no dia 1 de Janeiro de 1960, no Salão do Bustos Sonoro Cine, começou por divulgar uma circular-convite  que era um verdadeiro programa de acção. Escrevia-se:

Conterrâneos bustoenses:

A nossa terra não é uma povoação qualquer. E nós, povo de Bustos, temos um princípio e um fim que é só nosso e apenas a nós compete realizar, para glória de nós mesmos.

Em 18 de Fevereiro de 1920 criou-se esta freguesia, quer dizer, há apenas trinta e nove anos. Quanto cresceu a nossa terra neste curto período de tempo! Cresceu tanto que se tornou depressa modelo de outras freguesias conhecidas, paradigma, exemplo de progresso a seguir. E isto honra a nossa capacidade de trabalho, glorifica a chama inapagável do nosso bairrismo!

Antigamente foi a Estação dos correios, a escola, o clube recreativo, a feira bi-mensal, a luz eléctrica, o clube desportivo; agora são os telefones automáticos e a nova Estação postal, a nova igreja, as indústrias, o comércio florescente, os modernos cafés, a piscina…

Mas se Bustos tem crescido, não se pode deixar de contemplar a necessidade orgânica de continuar, continuar sempre a crescer. As energias vitais de cada bustoense, do primeiro até ao último, são indispensáveis na tarefa comum da construção de uma Terra que nos mereça, como uma casa nossa. Todos são necessários, porque todos são bustoenses! Dormir à sombra dos louros já conquistados, quando podemos vir a merecer, a breve trecho, uma. «categoria» de Vila, é, pelo menos, uma renúncia criminosa.

Em Bustos tem-se falado, com insistência, de várias realizações e melhoramentos em perspectiva. Lembramos aqui apenas estas:
 Casa de Saúde/Colégio de Educação Secundária/A Igreja Nova/Agência Bancária/Agência de Viagens/Biblioteca Pública/Jornal semanal/Mercado semanal/ Bairro de Casas Económicas/Aquisição do terreno da Feira para a Junta de Freguesia.

Quase todas estas realizações e melhoramentos estão dependentes apenas da iniciativa particular. E as Bustos sobram capitais e homens capacitados. Porque não estimular, então, a iniciativa particular, no sentido da concretização de todas (ou algumas) obras? Foi para responder a este quesito, que um grupo de conterrâneos de boa vontade e ideias arejadas se propôs organizar e pôr em funcionamento uma Comissão de Melhoramentos. E' para assistir à primeira Assembleia Geral que se convidam todos os bustoenses, sem excepção; por intermédio desta circular-convite.

A primeira Assembleia Geral, à qual deve assistir todo o povo da freguesia, terá lugar no próximo dia 1° de Janeiro do vindouro 1960, às 4 horas da tarde, no Salão do Bustos Sonoro Cine.

Todos a assistir à sessão da Comissão de Melhoramentos, para o progresso da Nossa Terra!

A Comissão Organizadora

 A Comissão não se ficou pelas promessas. Logo nesse ano promoveu as celebrações do dia de Bustos, homenageando Jacinto dos Louros e Dr. Manuel dos Santos Pato. Um ano depois, não só voltou a promover os festejos do 18 de Fevereiro como abriu as portas da sala de leitura (arranjada e mobilada a expensas da Comissão) onde se iria instalar a 26ª Biblioteca Fixa da Fundação Gulbenkian.


Aqui fica o programa das festividades de 1961:

FESTEJOS DE ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE BUSTOS

Às 7 horas – Alvorada, anunciada com foguetes e repique festivo de sinos;

Às 9 horas – A popular orquestra “ Os Perus” começará a percorrer as ruas da freguesia, fazendo ouvir as suas apreciadas músicas;

Às 11 horas – Missa de sufrágio aos conterrâneos falecidos, finda a qual terá lugar uma romagem de saudade ao cemitério;

Às 15 horas – Início do arraial, abrilhantada pela orquestra “ Os Perus”, que reunirá em convívio o povo de Bustos;

Às 17 horas – Visita à Sala de Leitura que a Comissão de Melhoramentos pôs à disposição da Fundação Gulbenkian a fim de nela ser instalada uma biblioteca fixa;

Às 17,15 horas – Reunião no Salão do Bustos Sonoro Cine, do Conselho da Freguesia e Assembleia-geral da Comissão de Melhoramentos para apresentação e análise do relatório e contas referentes ao ano de 1960 e dos programas de trabalho em projecto e em curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário