30 de janeiro de 2011

IPSB: partilhar as notícias, intervir

"Queremos que o NB seja uma plataforma partilhada colectivamente pelos vários agentes da nossa comunidade. Em total liberdade e sem dependências económicas ou políticas. Como escrevíamos em Abril de 2004, “a porta está aberta, é só entrar.”.
Foi com estas palavras que o nosso webmaster se dirigiu a um blogue vizinho, o Anadia 100 Gente, acrescentando:
É como se fossemos um jornal de parede (digital) que estimula a crítica e o debate político sem se envolver em campanhas partidárias. Divulgamos o passado e o presente de uma terra, porque a nossa gente e a sua memória são um património, uma identidade a defender. De um único sectarismo poderemos ser acusados: somos bairristas! Bustos é o nosso tema, quase exclusivo.
Esta espécie de estatuto editorial definido pelo nosso Belino Costa, que vem dos tempos do "Bustos - do passado e do presente", assume um relevo muito especial no contexto das medidas que o Ministério da Educação tomou em relação aos subsídios ao ensino particular e das lutas que tais medidas desencadearam, inclusive ao nível da política partidária e eleitoral.
A focalização que temos dado ao assunto está implícita no texto do Belino por uma razão matricial:
O IPSB constitui um património cujo ADN contém instruções genéticas que começaram a ser armazenadas por gente de Bustos. Está-nos no sangue.

Vários têm sido os textos sobre o assunto e muitos os comentários, alguns dos quais merecedores de publicação autónoma.
Por tais razões, convidamos professores, alunos, funcionários e outros agentes educativos, bem como cidadãos em geral, a enviar-nos textos para publicação.
Por razões à vista, aceitaremos o uso de pseudónimos, posto que os seus autores se identifiquem perante o destinatário do e-mail, ficando o Notícias de Bustos obrigado a preservar a sua identidade verdadeira.
Por razões também à vista, exigimos urbanidade e educação, pois é disso que se trata.
Fica o convite.
___
E-mails: oscarsantos@netvisao.pt ou noticiasdebustos@gmail.com
- O texto do balão foi extraído do prefácio da publicação "A Capela dos Ferreiras da Barreira", edição da Comissão de Festas de S. Lourenço, Bustos - 9 de Agosto de 2009; autoria: Licínio Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário