5 de janeiro de 2011

OU REIS OU MAGOS, MAS NÃO REIS MAGOS


O Cortejo do Reis Magos realiza-se novamente este ano em Bustos.
É uma bela tradição à qual gosto de assistir tanto agora, como quando era garoto. Lembro-me bem de assistir ao ponto alto do Cortejo, no largo da Feira, quando Herodes aparecia à janela da saudosa Junta de Freguesia e nós gritávamos “Oh Herodes, Herodes, vê lá se …”.

O problema é que os Magos não eram Reis, pois naquele tempo, ou se era Rei ou se era Mago, mas nunca Rei Mago e não sabemos quantos foram visitar Belém.
As narrativas do nascimento de Jesus aparecem em dois dos quatro Evangelhos. Os Evangelhos atribuídos a Mateus e a Lucas descrevem o nascimento de Jesus, mas estas narrativas são muito diferentes (para não dizer totalmente diferentes) e a história dos Magos só é descrita em Mateus:



Os Magos do Oriente - 1Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. 2E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» 3Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. 4E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. 5Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.» 7Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido.8E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.»9Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.10Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; 11e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

Durante as minhas incursões na história da Pérsia antiga aprendi alguma coisa sobre os magos e o que eles representavam, e durante as minhas incursões na interpretação do Novo Testamento aprendi como é que a tradição dos “Três Reis Magos” chegou até nós apesar do evangelho de Mateus não dizer quase nada sobre estes Reis Magos vindos do Oriente, isto é, da Pérsia.
O Herodes da narrativa de Mateus é Herodes,o Grande, elevado a Rei da Judeia por Octaviano César Augusto e que morreu no ano 4 AEC (Antes da Era Comum, vulgo AC, Antes de Cristo). Este Herodes não gostaria, como seria natural, que houvesse outro Rei da Judeia (ou dos Judeus) e usou os magos vindo do Oriente para encontrar e matar o Menino.




Os Magos, por sua vez, pertenciam à casta sacerdotal em que tinha nascido séculos antes Zoroaster (Zaratusthra), profeta da religião conhecida como Zoroastrismo e que ainda hoje existe entre alguns crentes que vivem no Irão e descendentes de iranianos na região de Bombaim (Mombai) na India.
Os magos foram sacerdotes do Zoroastrismo durante séculos e eram lembrados como astrólogos. E daí, suponho eu, a famosa “Estrela de Belém” que nenhum astrónomo consegue explicar.
Da palavra mago deriva a palavra mágico porque os Gregos da Antiguidade consideravam-nos feiticeiros. Aliás, até o Novo Testamento, em Actos dos Apóstolos, fala em Simão Mago(feiticeiro). Este é o mesmo Simão Mago que lutou com Simão Pedro no texto apócrifa chamado Actos de Pedro que foi escrito por volta de 250 DEC.
O número e o nome dos Magos vêm pela primeira vez escritos (que se saiba) num texto em Grego por volta de 500 DEC, do qual resta só a versão em Latim intitulado “Excerpta Latina Barbari” que diz “No tempo do reinado de Augusto, no dia 1 de Janeiro, os Magos trouxeram-lhe prendas e adoraram-no. Os nomes dos Magos eram Bithisarea, Melichior and Gathaspa”. Alguém deduziu que eram três os Magos porque as prendas eram três; ouro, incenso e mirra. Os nomes terão vários significados e origens.
O título de Reis (Magos) vem provavelmente de Isaías 60 (6A multidäo de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiä e Efá; todos viräo de Sabá; ouro e incenso traräo, e publicaräo os louvores do Senhor) e do Salmo 72 (10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons.1Todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam.). Quem lê o Evangelho de Mateus nota certamente que Jesus cumpre constantemente profecias do Antigo Testamento, mesmo que seja aparentemente impossível fazer a ligação da profecia com Jesus. Eu faço a ligação se Isaías 60 e o Salmo 72 consideram que Jesus é Rei. E o título de rei pode, como diz o texto de Mateus, ser interpretado como Messias (em Hebraico) ou Cristo (em Grego).
E foi este título que levou Jesus à cruz e como todos sabemos lia-se (Jesus Nazareno Rei dos Judeus) no “titulus” pregado na cruz de Jesus.
O resto fica para outra vez, talvez para a Páscoa.
_____________________
Bibliografia:
Ehrman, B. D. (2008) The New Testament. A Historical Introduction to the Early Christian Writings. Oxford University Press.
Hicks, J. (1979) The Persians. Time-Life International.
Olmstead, A. E. (1948) History of the Persian Empire. University of Chicago Press.Vermes. G. (2007) The Nativity: History or Legend. Penguin.
Nova BÍBLIA SAGRADA dos Capuchinhos (2000) 2d Edição. Difusora Bíblica
Fonte das imagens aqui e aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário