8 de janeiro de 2011

Milton Costa – NA GALERIA DAS “FIGURAS DO ANO 2010” … (1)

Milton Costa (de Bustos) é uma das FIGURAS DO ANO de 2010 destacadas pelo Jornal 'Campeão das Províncias'. Eis o seu fundamento:

Professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de assumir funções dirigentes na Comissão Internacional para a Exploração do Mar Mediterrâneo (CIESM) [2], uma organização intergovernamental que está sediada no Mónaco e é presidida pelo príncipe Alberto. O organismo reúne actualmente 23 países, entre os quais, Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Alemanha, Israel, Síria, Egipto e Argélia e a direcção está estruturada em seis comités científicos, com o investigador de Coimbra a dirigir o de Microbiologia Marinha e Biotecnologia. Milton Costa elege como prioridade do seu mandato, de três anos, “disseminar e intensificar a investigação na área dos microrganismos extremófilos (que crescem e se reproduzem em condições extremas, com níveis extraordinariamente altos ou baixos de temperatura, sal, acidez, etc.) porque estes enigmáticos seres vivos produzem enzimas e produtos com um enorme potencial biotecnológico, em campos tão diversos com a saúde, agricultura e poluição, entre muitos outros”. O professor de Coimbra preside, também, à Federation of European Microbiological Societies, que reúne investigadores de 36 países europeus.

22 DE JULHO DE 2010

__________________

(1) Campeão das Províncias, Figuras do Ano, 30-12-2010

[2] Parabéns ao Cientista e ao Cidadão Milton Costa. Para quando a atribuição da Medalha de Ouro do Município?

A participação na CIESM está em Óscar Santos, “Milton Costa: o mar mediterrâneo também é de Bustos”, NB, 21.07.2010. consultar aqui.

imagem copiada de aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário