24 de novembro de 2010

OLIVEIRA INFORMA: BUSTOS NÃO EXISTE



A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro publica mensalmente o “Boletim Informativo, Oliveira Informa” Oi. Com distribuição gratuita o Oi é o órgão de propaganda do município, o boletim onde Mário João Oliveira divulga e defende a obra do seu executivo. Não discordo de tal prática. É natural que o poder político, nas suas várias instâncias, divulgue a sua mensagem, a sua propaganda. Esse é mais do que um direito, é um dever de quem governa. As sociedades modernas precisam de um discurso oficial, tanto quanto de vários discursos independentes e livres.
A qualidade do Oi a avaliar pelo papel é boa. Não é coisa barata, mas valoriza o produto porque o caro é bom e prestigia. E há coerência pois, por alguma razão, pagamos dos mais altos impostos do país (como acontece com o Imposto Municipal sobre Imóveis).
O Oi do corrente mês de Novembro destaca os espaços industriais do concelho e fala sobre eles. Sobre todos? Sobre todo o concelho? Não, ao boletim oficial do Município de Oliveira do Bairro só interessam os espaços industriais promovidos pela autarquia que aproveita para anunciar que vai comprar novos terrenos para “operações de loteamento”.
A decisiva importância dos negócios e da propaganda levam a que o resto não conte. Não conta, por exemplo, o parque industrial de Bustos, ainda que seja o mais antigo do concelho e reúna um conjunto de indústrias muito significativo.
Para o Oi, ou seja, para a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o parque industrial de Bustos não existe. Ou existindo não passa de uma irrelevância concelhia, que nem sequer é merecedora de uma nota de rodapé. Elucidativo.

Abaixo a telha e o tijolo!
Vivam os revestimentos cerâmicos!
Bem hajam as operações de loteamento camarário!


BC

3 comentários:

  1. Anónimo11:43

    Será que não há liberais em Oliveira do Bairro? A iniciativa privada só conta quando enquadrada nos negócios da autarquia? Parece-me que estes sociais democratas são mais socialistas do que os socialistas.

    Uma Câmara que só olha para os negócios de que é promotora (com todo o clientelismo que isso gera)não está ao serviço da comunidade.

    E Bustos? Cala e amocha que os políticos locais estão ao serviço da máquina...e não estão para incómodos.
    O melhor é assobiar para o ar e dizer que a culpa é do Socrates!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:50

    Estou plenamente de acordo com o autor desta notícia!
    O facto é que não qualquer interesse para o Concelho a Zona industrial da terra onde nasci e da qual me orgulho!

    façam comigo uma reflexão:

    não pagaram as empresas de Bustos a derrama?
    se esse valor ficasse para utilização na Freguesia, não estaria já a mesma dotada de outras infra estruturas?
    e se o IMI gerado na Freguesia reverte-se para investimentos na na mesma?
    e o IMT?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:03

    Bustos fica longe demais. O Parque Industrial deve pertencer a Ouca...

    ResponderEliminar